Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPSO

Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas (2 º Sem 2018/2019)

Código: M8207
Acrónimo: M8207
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 6.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 27.0 h/sem 123.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos N/A
Objectivos O objectivo geral desta unidade curricular é o do desenvolvimento e actualização de competências relativas ao conhecimento de si próprio e à auto-regulação na interacção com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente, no académico. Para tal, esta unidade visará proporcionar o treino de competências de organização e gestão do tempo individual de trabalho, auto-afirmação e assertividade, e apresentação e defesa crítica de um argumento em público. Adicionalmente, com vista a fomentar as competências académicas dos alunos, serão abordados aspectos relacionados com a pesquisa bibliográfica, normas para escrita científica da American Psychological Association (APA), bem como uma introdução ao software de recolha de dados online Qualtrics.
Programa CP1. Competências de organização e gestão do tempo (GT):
- Auto-avaliação das competências de GT individual de trabalho;
- Perspectivas sobre a GT, estabelecimento de objectivos e prioridades, planeamento e calendarização.
- Treino das competências de GT individual de trabalho.
CP2. Competências de assertividade:
- Auto-avaliação e treino das competências de assertividade;
- O conceito de assertividade e padrões associados de comportamento verbal e não verbal;
- Treino das competências de assertividade na expressão de sentimentos/opiniões positivos e negativos e auto-afirmação.
CP3. Competências de apresentação e análise crítica de argumentos em público:
- Auto-avaliação competências de apresentação, análise e avaliação crítica de um argumento, oralmente e/ou por escrito;
- Introdução ao conceito de pensamento crítico;
- Treino de aptidão de apresentação, análise e avaliação crítica de um argumento.
- Pesquisa bibliográfica
- Normas para escrita científica
Processo de avaliação Avaliação periódica: a) Trabalho individual de gestão de tempo (35%); b) Avaliação de competências de assertividade (20%); c) Trabalho de grupo de apresentação crítica de um argumento (45%).
Avaliação periódica: os três componentes devem ser entregues e/ou realizadas no dia definido em Conselho de Ano.
Ficam aprovados o/as aluno/as que possuam em todos os elementos de avaliação notas iguais ou superiores a 9,5 valores.
Processo de ensino-aprendizagem A UC está estruturada em dois tipos de aulas :
Nas aulas TP, a par de uma breve exposição teórica dos conceitos-chave, serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e experienciais que permitam quer a auto-avaliação quer o treino das competências a desenvolver. As PL incluirão predominantemente exercícios de treino e/ou avaliação das referidas competências.
No final de cada aula é disponibilizado aos aluno/as, via plataforma E-learning, (a) o sumário; (b) os slides de apoio; (c) os exercícios.
Observações N/A
Bibliografia básica Azevedo, L. (1999). Comunicar com assertividade (2ª ed.). Lisboa: IEFP [PS 131 Aze*Com]
Bird, P. (2004). Gestão do Tempo. Lisboa: Espírito de negócios. [PS. 142 Bir*Ges]
Bowell, T. (2005). Critical Thinking: A Concise Guide (2a ed.). Routledge. [PS. 123 Bow * Cri]
Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Lisboa: Edições Sílabo. [PS.124 Man]
Hargie, O. (2006). A Handbook of Communication Skills. London: Routledge.
Paul, R., & Elder, L. (2008). The miniature guide to critical thinking: Concepts and tools. Dilon Beach, CA: Foundation for critical thinking press.
Bibliografia complementar Castanyer, O. (2005). Assertividade: Expressão de uma auto-estima saudável (4ª ed.)(Corrêa da Silva A., Trad.). Coimbra: Tenacitas.
Bower, S. A., & Bower, G. (1991). Asserting Yourself: A Practical Guide for Positive Change (2nd ed.). Reading, Massachussetts: Persens Books. [FPCE]
Elder, L., & Paul, R. (2007). Analytic thinking: How to take thinking apart and what to look for when you do. Dilon Beach, CA: Foundation for critical thinking press.
Fontana, D. (1993). Managing Time. London: British Psychological Society. [G. 173 Fon * Man]
Hindle, T. (1998). Como gerir o seu tempo. Lisboa: Civilização
Lloyd, S. R. (1988). Desenvolvimento em assertividade: Técnicas práticas para o desenvolvimento pessoal (Loureiro R., Trad.). Lisboa: monitor [PS 120 Llo * Des]  
Ochsner, M. (1990). Técnicas Individuais de Trabalho: Para viver com mais lucidez e trabalhar com mais eficácia (Lemos de Azevedo, Trad.). Lisboa: Monitor [PS. 140 Och * Tec]