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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPSO

Psicologia Social do Consumo e da Comunicação (2 º Sem 2018/2019)

Código: M8215
Acrónimo: M8215
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 25.0 h/sem 125.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não existem
Objectivos Esta UC visa dar a conhecer aos alunos os principais fenómenos psicológicos e psicossociológicos associados ao comportamento do consumidor e à comunicação social. São apresentados e discutidos conceitos e teorias representativos nesta área, bem como casos práticos. Será abordada a especificidade do planeamento e organização de pesquisa do consumidor.
Programa CP1. Do comportamento do consumidor às estratégias de Marketing
CP2. Mercados e Segmentação do mercado
CP3. O processo de consumo
CP4. Marcas e relação consumidor-marca
CP5. Comunicação e persuasão
CP6. Marketing social
CP7. Métodos de investigação do comportamento do consumidor
CP8. Meios de comunicação social e opinião pública
Processo de avaliação Regime de avaliação: Periódica ou final.
Periódica: Trabalho de grupo de aplicação prática (40%); Trabalho individual de concepção de projecto de investigação em psicologia do consumo e da comunicação (40%); Quatro perguntas sobre aulas (20%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos.
Final: Exame (60%) e Trabalho individual de concepção de projecto de investigação (40%), nas condições vigentes no REACC.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias:
Expositivas: Apresentação dos métodos e técnicas, e dos principais conceitos, modelos teóricos e evidências empíricas;
Activas: Trabalho individual e Trabalho de Grupo
Participativas: Análise de casos práticos
Auto-estudo: Realização dos trabalhos e leituras
A orientação tutorial (OT) destina-se a esclarecimento de dúvidas.
Observações
Bibliografia básica Aaker, D. et al (2016). Marketing research,12ª Ed. New York: John Wiley & Sons.
Kardes, F. (2002). Consumer behavior and managerial decision making. NY: Prentice Hall.
Kardes, F., Herr, P., Nantel, J. (Eds.) (2015). Applying social cognition to consumer-focused strategy. NY: Erlbaum.
Lindon, D., Lévy, J., Dionísio, P., Lendrevie, J., & Rodrigues, V. (2011). Mercator XXI: Teoria e prática do marketing. Lisboa: Dom Quixote.
Rubenstein, S. M. (1995). Surveying public opinion. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company.
Shiffman, L., & Wisenblit, J.L. (2019). Consumer Behavior. London: Prentice-Hall.
Worcester, R., & Downham, J. (1986). Consumer market research handbook. NY: Elsevier.
van Dijk, T. (Ed.) (1985). Discourse and communication: new approaches to the analysis of mass media discourse and communication. Berlin: Walter de Gruyter.
Johnson-Cartee, K. (2005). News narratives and news framings: constructing political reality. Lanham: Rowman & Littlefiel Publishers.
Bibliografia complementar 1. Introdução: o estudo do comportamento do consumidor e suas aplicações
Evans, J., Moutinho, L., & Van Raaij, F. (1996). Applied consumer behaviour. Harlow: Addison-Wesley Publishing.
Solomon, M. (2004). Consumer behavior: Buying, having, and being. Upper Saddle River: Pearson Educational International.
2. Do comportamento do consumidor às estratégias de Marketing
Assael, H. (1987). Consumer behavior and marketing action. Boston: Kent Publishing Company.
Parasuraman, A. (1991). Marketing research. Reading, MA: Addison-Wesley.
3. Influências psicológicas e psicossociológicas no comportamento do consumidor
Hogg, M. A. (1992). Social identity, self-categorization, and group cohesiveness. In M. A.
Hogg, The social psychology of group cohesiveness: From attraction to social identity. New York: Harvester Wheatsheaf.
Jacoby, J., Johar G.& Morrin, M. (1998). Consumer behavior: A quadrennium, Annual Review of Psychology 49, 319-344.
Loken, B. (2006). Consumer psychology: Categorization, inferences, affect, and persuasion. Annual Review of Psychology, 57, 453-485
Petty, R. E., & Wegener, D. T. (1999). The elaboration likelihood model: Current status and controversies. In S. Chaiken & Y. Trope (Eds.), Dual-process theories in social psychology (pp 41-72). New York: Guilford.
Solomon, M. (2004). Consumer behavior: Buying, having and being. Upper Saddle River: Pearson Education International.
4. Meios de comunicação social e comportamento do consumidor
Brochand et al., (1999). Publicitor. Lisboa: D. Quixote.
Noelle-Neumann, E. (1993). The spiral of silence - our social skin. Chicago: University of Chicago Press.
Vala, J., Lima, L., & Jerónimo, R. (2000). Avaliação da violência na televisão portuguesa: Programação de 1997. Lisboa: Alta Autoridade para a Comunicação Social.
5. Métodos de investigação do comportamento do consumidor
Breakwell, G., Hammond, S., & Fife-Schaw, C. (orgs.) (2000). Research methods in psychology. London.
Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais: Introdução às técnicas utilizando o SPSS para o Windows. Oeiras:Celta.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (orgs.) (2000). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage.
Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras:Celta.
Ghigione, R. & Matalon, B. (1997). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta.
Krueger, R., & Casey, M. (2000). Focus groups: A practical guide for applied research. Thousand Oaks: Sage.
Parasuraman, A. (1991). Marketing research. Reading, MA: Addison-Wesley.
Trochim, W. K. (1999). The research methods knowledge base. New York: Cornell University Custom Publishing. (versão electrónica em: http://www.socialresearchmethods.net/kb/).