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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  METI

Auditoria e Qualidade (2 º Sem 2017/2018)

Código: M8465
Acrónimo: M8465
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 12.0 h/sem 24.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 37.0 h/sem 113.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos . Compreender os passos e técnicas necessárias para planear e desenvolver uma auditoria;
. Dominar um conjunto de conceitos organizacionais e tecnológicos essenciais ao desenvolvimento da actividade de auditor;
. Aprender os princípios gerais da metodologia COBIT;
. Conhecer os standards técnicos e standards profissionais de auditoria.
. Reconhecer a importância da qualidade no desenvolvimento da actividade de auditoria e de desenvolvimento de Sistemas de informação.
. Compreender as dos teóricos principais da gestão da qualidade
. Desenvolver um projecto de gestão de qualidade
Programa Qualidade como um novo paradigma da gestão
Qualidade e Estratégia
Qualidade: Definições
Qualidade: as ideias principais de Deming, Juran, Ishikawa, Feigenbaum, Oakland e Imai
Qualidade: Ferramentas
Qualidade: elaboração de um programa de gestão da qualidade.

Introdução à auditoria Informática
O programa de auditoria informática
Análise de risco em auditoria informática
Abordagem formal da auditoria informática
As Frameworks COBIT e COSO
Sarbannes Oxley
A utilização de CAAT's (Computer Audit Auxiliary Techniques and Tools)
Processo de avaliação Avaliação continua:
Dois testes individuais (50% cada) sobre cada um dos tópicos do programa. A média das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um ) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final.
Exame Final:
O exame final é composto por um teste escrito individual e sem consulta, que engloba toda a matéria.
Processo de ensino-aprendizagem O processo de aprendizagem estará centrado na apreciação e resolução de artigos e estudos de caso, que visam aliar os conhecimentos teóricos adquiridos pelo formando.
Observações Equipa docente
Prof. Doutor Rúben Pereira (DCTI)
Prof. Doutor Nelson António (EG)
Colaborações externas: conhecida entidade de consultoria nestas áreas  
Bibliografia básica António, Nelson Santos & Teixeira, António, 2007, Gestão da Qualidade: de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM, Edições Silabo
Logothetis, N. 1992, Managing for Total Quality, Prentice-Hall.
Teixeira, António & Rosa, Álvaro & António, Nelson (2007). O Doce Amanhecer da Ciência da Gestão: Uma Perspectiva Filosófica, Pedago.
Davis, Chris & Schiller, Mike (2011). IT Auditing Using Controls to Protect Information Assets
Pompon, Raymond (2016). IT Security Risk Control Management: An Audit Preparation Plan


Bibliografia complementar Manual do CISA
Manual do COBIT