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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Inovação e Criatividade em Marketing (2 º Sem 2018/2019)

Código: M8534
Acrónimo: M8534
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Nenhuns
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de perceber o âmbito da inovação empresarial, articular a inovação com a estratégia da empresa e sejam capazes de articular um processo de gestão da inovação.
Programa CP1 - Inovação
O que é?
Porque é importante?
Envolvente
Âmbito da inovação
Ciclo de Inovação - Fases e Atividades típicas
CP2 - Fase 1 - Estratégia de Inovação
Coordenação com a Estratégia da Organização/Gestão da marca
Alternativas estratégicas
CP3 - Fase 2 - Oportunidade
Fontes
Ouvindo o consumidor
Geração de Consumer insights
Workshop in class        
Aspectos críticos na identificação e avaliação de oportunidades
CP4 - Fase 3 - Ideia
Criatividade
Metodologias formais e informais
Workshop em sala
Avaliação de ideias
CP5 - Fase 4 - Desenvolvimento
Da ideia ao marketing mix
O impacto das novas tendências no marketing mix: medias sociais, causas sociais e customização em massa.
Números do negócio - Análise de valor
CP6 - Fase 5 - Testes
Testes à inovação
Testes de comunicação
CP7 - Fase 6 - Introdução
Estratégias de lançamento
Coordenação
Planos de contingência
CP8 - Projeto
Processo de avaliação O sistema de avaliação periódica é composto por: Participação nas aulas (15%); Trabalho final (35%); Teste (50%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos.
3. Activas, com realização de projectos de empresa
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia básica Paul Trott , "Innovation Management and New Product Development", FT-Prentice Hall.
Freire, Adriano; "Inovação - Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal"; Editorial Verbo.
Bibliografia complementar - Kim, W. C. and Mauborgne, R. (2004), "Value Innovation", Harvard Business Review, July/August, 172-180
- Sawhney, Mohanbir and Verona, Gianmario and Prandelli, Emanuela (2005). Collaborating to create: The Internet as a platform for customer engagement in product innovation. Journal of interactive marketing, 19(4): 4-17.

- Charitou C.D. and Markides, C.C. (2003), "Responses to disruptive strategic innovation", MIT Sloan Management Review, Winter, 55-63.
- Christensen et al. (2007), "Finding the right job for your product", MIT Sloan Management Review, Spring, 38-47.
- Gilmore, J. H. and Pine II, B. J. (1997), "The four faces of mass customization", Harvard Business Review, Jan/Feb, 91-101.