Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MC

Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade (1 º Sem 2018/2019)

Código: M8556
Acrónimo: M8556
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 3.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 16.0 h/sem 59.0 h/sem 0.0 h/sem 75.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Nenhum.
Objectivos Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise de dados utilizadas na contabilidade com aplicação a problemas concretos.
Programa CP1. Estatística descritiva.
CP2. Inferência estatística:
 CP2.1 Intervalos de confiança.
 CP2.2 Testes paramétricos e não paramétricos.
CP3. Breve abordagem ao Modelo de Regressão Linear Simples.
CP4. Modelo de regressão linear múltipla:
 CP4.1 Verificação das hipóteses básicas do modelo.
 CP4.2 Estimação dos parâmetros, qualidade do modelo, testes F e t, e previsão.
Processo de avaliação Nesta unidade curricular, os sistemas de avaliação são:

1) Avaliação periódica:
a) trabalhos ou casos de grupo (30%);
b) teste individual (70%).
Aprovação: i) mín. 7,5 valores em cada uma das provas; ii) classificação final mín. 10 valores; e, iii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas.

2) Avaliação por exame (1ª ou 2ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.

Escala: 0-20 valores.
Processo de ensino-aprendizagem As aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática.

As metodologias de ensino-aprendizagem são:
  ME1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos.
  ME2.Participativas, com análise de exercícios práticos.
  ME3.Activas, com realização de trabalho de grupo.
  ME4.Experimentais, para desenvolvimento e exploração de modelos em computador.
  ME5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) contemplado no Planeamento das Aulas.
Observações
Bibliografia básica Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente (lecture notes).

Field, A. (2009) Discovering Statistics Using SPSS, 3rd ed., London, Sage Publications, Cap. 5.

Laureano, Raul M.S. (2013) Testes de Hipóteses com o SPSS: o meu manual de consulta rápida, 2ª Edição. Edições Sílabo.
Bibliografia complementar Castro Pinto, J.C. & Dias Curto, J.J. (2014) Estatística para Economia e Gestão. 3ª Edição, Edições Sílabo.

Laureano, R. & Botelho, Maria do Carmo (2017) IBM SPSS Statistics - O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª edição, Edições Sílabo.

Hair, J., Black, W., Babin, J. & Anderson, R. (2010) Multivariate Data Analysis, 7th edition, Pearson Prentice Hall.

Wooldridge, J. (2005) Introductory Econometrics: A Modern Approach, 2nd edition, South-Western's Economics.

Doane, D. P. e Seward, L. E. (2008) Estatística Aplicada à Administração e à Economia, McGraw-Hill.

Maroco, J. (2018) Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª edição, Report Number.

Tomás, A., Major, M. J. & Pinto, J. C. (2008) Activity-Based Costing and Management (ABC/M) nas 500 Maiores Empresas em Portugal, Revista Contabilidade e Gestão, N.6, p. 33-66.