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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MM

Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing (1 º Sem 2018/2019)

Código: M8557
Acrónimo: M8557
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos Não tem.
Objectivos Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da recolha e tratamento de informação quantitativa para estudos de mercado e de marketing. Pretende-se ainda que sejam capazes de  identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, os métodos adequados a cada problema concreto.
Programa 1. Objectivos da pesquisa de mercados: Design do estudo
2. Processos de recolha de informação quantitativos
3. Métodos de amostragem aleatórios e não-aleatórios
4. Dimensão da amostra
5. Construção do questionário: Tipos de escalas de medida
6. Erros amostrais e erros não-amostrais
7. Preparação e análise estatística dos dados
  7.1 Análise descritiva exploratória
  7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de  hipóteses paramétricos e não-paramétricos
  7.3 Análise multivariada
      7.3.1 Modelo de regressão linear múltipla
      7.3.2 Análise em componentes principais
      7.3.3 Análise de clusters
Processo de avaliação Avaliação periódica:
2 testes (um em Outubro-20%, outro em Dezembro-30%) e trabalhos de grupo (20% e 30%), testes com nota >= 7,5 valores; presença >=2/3 das aulas, média final >=10 valores.
Avaliação por Exame:
Exame individual, com parte escrita teórico-interpretativa (50%) e parte em computador (50%).
A classificação mínima em cada parte do exame é de 7,5 valores. A aprovação é obtida com uma classificação média mínima de 10 valores.
Processo de ensino-aprendizagem O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese e de comunicação escrita e oral, e para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2.Participativas, com resolução de exercícios práticos
3.Activas, com realização de exercícios individuais e de trabalhos de grupo.
4.Experimentais, com aplicações práticas em computador.
5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Observações
Bibliografia básica - Sarstedt, M. and Mooi, E. (2014) A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, Springer (2nd ed.)
- Field, A. (2013) Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 4th ed. Sage Publications.
Bibliografia complementar - Charry,K.; Coussement, K.; Demoulin, N. and Heuvinck, N.(2016) Marketing Research with IBM SPSS Statistics - a Practical Guide, Taylor and Francis.  
- Hair, J., et al (2010) Multivariate Data Analysis: a global perspective, 7th edition, Pearson, Prentice-Hall.
- McDaniel, C. and Gates, R. (2018) Marketing Research, 11th ed., John Wiley & Sons.