Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MPCPCJR , MPCPM

Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco (2 º Sem 2018/2019)

Programa

Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco

Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Mestrado em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores

Programa

CP1: Factores de Risco (e.g. pobreza, maus-tratos, negligencia, problemas sociais, imigração) e consequências para os vários domínios de desenvolvimento (saúde, aprendizagem, sócio-emocional, cognitivo, etc.). CP2. Os mecanismos pelos quais os factores de risco afectam o desenvolvimento. CP3. O desenho de uma avaliação de risco grupal: domínios de avaliação, escolha de instrumentos, considerações éticas e práticas. CP4. A prática da avaliação de crianças em 3 domínios de desenvolvimento. CP5. Da avaliação à intervenção: Aspectos e princípios gerais de intervenção seguindo uma abordagem ecológica. O processo de intervenção com crianças em risco. CP6. Programas de intervenção para crianças expostas a risco. Intervenção ao nível grupal em diferentes contextos (ex., na escola e na comunidade). CP7. Intervenções e programas baseados na evidência.