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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGE

Gestão do Marketing (2.º Ciclo - Ch) (1 º Sem 2019/2020)

Código: M9124
Acrónimo: M9124
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Português, Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 30.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 31.0 h/sem 119.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2015/2016
Pré-requisitos Não há
Objectivos Os alunos deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing e da gestão de marcas a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo.  O descrito acima é feito com um enfoque muito especial no papel das marcas nas economias contemporâneas.
Os alunos deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes.
Os alunos deverão desenvolver competências práticas de resolução de problemas, de forma profissional em contextos de incerteza e em geografias diferentes
Programa Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferrramentas e relacionamento com as demais funções gerenciais.
Conteúdos principais:
1) Marketing e sua evolução
2) Estratégia e sua evolução
3) O marketing plan
4) Estratégia de Marketing
5) Análise SWOT
6) Segmentação, Targeting e Posicionamento
7) Marketing Mix
8) Inovação de marketing
Processo de avaliação Trabalhos de grupo (10%+40%). Avaliaçãp com base em apresentação e discussão. Exame (50%)  
Nota min. exame 9.5,assiduidade mínima de 80%
Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 2 épocas de exame (1ª e de recurso), com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso. Se optarem pelo exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Nota mínima para aprovação igual ou superior a 9.5 valores.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos relevantes  
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia básica - Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

Lecture notes provided
Bibliografia complementar - Kotler, P. and Armstrong, G. (2012) Principles of Marketing, 14th Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.

-Paul Fifield (2007) Marketing Strategy: the difference between marketing and markets, Third edition, Routledge: New York.

-Ferrel, O.C. and Hartline, M.D. (2011) Marketing Strategy, 5th. Edition. South-western Cengage Learning: Mason.