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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGM

Promover A Mudança Através da Psicologia Social (2 º Sem 2019/2020)

Código: 03413
Acrónimo: PMPSoc
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Sim
Língua(s) de Ensino: Inglês, Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 10.0 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 36.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 51.0 h/sem 199.0 h/sem 0.0 h/sem 250.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2018/2019
Pré-requisitos
Objectivos
Programa Esta unidade curricular oferece ao/às alunos/as uma compreensão completa sobre como planear, conduzir e avaliar pesquisas aplicadas e intervenções em matéria de justiça e sustentabilidade com ênfase na migração e nas relações intergrupais. Os/as alunos/as aprendem a analisar as necessidades de intervenção e a estabelecer metas, assim como a projetar, produzir, implementar e avaliar um programa. A unidade curricular será organizada nos seguintes tópicos principais:

CP1. Teorias da Justiça e Mediação
CP2. Migração e aplicação de teorias sociopsicológicas (contato entre grupos, preconceitos, modelos relacionais e aculturação) nos desafios colocados pela mobilidade global.
CP3. Projeto de trabalho: intervenção ou estudo de investigação
CP4. Análise das relações intergrupais utilizando estudos caso
Processo de avaliação Modalidades de avaliação:

Avaliação Contínua:
1) Ensaio sobre justiça social ou migração (as ideias concretas serão discutidas nas aulas (50%)
2) Apresentação de plano de intervenção (50% da nota)

Avaliação Final
1) Exame escrito (100%).
Processo de ensino-aprendizagem - Palestras e workshops;
- Atividade de role-play para os estudantes aprenderem a atuar em contextos sociais desconhecidos;
- Discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida pelos estudantes;
- Apresentação de artigos de pesquisa sobre migração e participação num debate político hipotético.
- Um/a profissional será convidado/a a participar num dos workshops e discutir possíveis soluções para problemas sociais.
Observações Processo de ensino-aprendizagem:
Esta unidade curricular consiste em palestras e workshops. Os/as alunos/as participam em atividade de role-play para aprender a atuar em contextos sociais desconhecidos. Participam ainda em discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida por si, planeado intervenções dirigidas ao aumento da justiça social e redução do preconceito. Os/as alunos/as apresentam artigos de pesquisa sobre migração e participam num debate político hipotético e onde são convidados/as a assumir a perspetiva da migração em diferentes partidos políticos. Um/a profissional será convidado/a a participar num dos workshops e discutir possíveis soluções para problemas sociais.
Bibliografia básica Mugny, G., & Butera, F. (2001). Social Influence in Social Reality: Promoting Individual and Social Change. Hogrefe & Huber Publishers
Bibliografia complementar