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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MS , CEPSSM

Políticas de Saúde (1 º Sem 2019/2020)

Código: 00057
Acrónimo: PSau
Nível: 3º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2013/2014
Pré-requisitos Não aplicável
Objectivos O objectivo desta UC consiste em aprofundar uma visão ampla e integradora sobre a emergência, consolidação e disseminação das políticas de saúde enquanto parte dos mais fundamentais direitos sociais nas sociedades. Fundamentalmente importa perceber o resultado das políticas de saúde como resultado de tensões e intersecções entre a acção dos Estados, dos mercados, dos profissionais e dos utentes.
Programa CP1. Emergência e consolidação das políticas de saúde
1.1. Delimitação do campo das políticas de saúde
1.2. Da governamentabilidade dos corpos à medicalização da sociedade
1.3. A construção da saúde enquanto direito social

CP2. Sistemas de saúde comparados
2.1. Modelos de governança na saúde
2.2. Sistemas de financiamento e prestação de cuidados
2.3. As relações público-privadas na saúde
2.4. A Nova Gestão Pública e os sistemas de saúde

CP3. Estado, organizações e profissões e utentes
3.1. A auto e hetero regulação das profissões de saúde
3.2. As organizações de saúde entre a regulação estatal e profissional
3.3. Efectividade das políticas de saúde e racionalidade leiga

CP4. Políticas de saúde, democracia e cidadania
4.1. Actores, mecanismos e dinâmicas de participação em saúde
4.2. Movimentos sociais e terceiro sector
4.3. Políticas de saúde e Migrações

CP5. Aspectos metodológicos na análise comparada das políticas de saúde
Processo de avaliação Da avaliação consta:
a) Participação nos seminários supondo leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho (10%) ;
b) Exposição de grupo em aula (30%) de uma das referências a indicar, de acordo com calendário previamente definido;
c) Elaboração de um ensaio individual não superior a 20000 caracteres (60%) obrigatoriamente sobre um dos quatro pontos programáticos.
Processo de ensino-aprendizagem A UC está estruturada em dois tipos de aulas seminariais, ambos envolvendo o estudo individual dos doutorandos tendo por base a bibliografia de trabalho:
- Seminários expositivos dinamizados pelo docente que contempla a participação oral dos alunos;
- Seminários de reflexão dinamizados por grupos de doutorandos (previamente inscritos para esse efeito).

Contempla-se ainda sessões de orientação tutorial dinamizadas pelo docente.
Observações
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