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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  VdI , AV , CECVI , SV

Storytelling (1 º Sem 2018/2019)

Código: 03238
Acrónimo: STR (PG)
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
1 6.0 0.0 h/sem 20.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 1.0 h/sem 21.0 h/sem 129.0 h/sem 0.0 h/sem 150.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2017/2018
Pré-requisitos Não se aplica.
Objectivos Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1. Saber identificar e utilizar de forma adequada as várias formas de contar histórias com dados.
OG2. Compreender a dimensão visual das estruturas narrativas.
OG3. Construir narrativas tendo em conta os objetivos comunicacionais em diferentes contextos.
Programa Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
CP1. Definição de narrativa e Storytelling
CP2. Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital
CP3. Contar histórias com dados: categorias de contextualização
CP4. Infografia
CP5. Banda desenhada
CP6. Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão
Processo de avaliação Avaliação contínua:
Para avaliar a capacidade de comunicar graficamente a informação serão realizados dois momentos de avaliação:
- Apresentação de um trabalho em grupo na área de Jornalismo de Dados (50%).
- Exercício individual (50%).
Nota mínima de 10 valores em cada componente.
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.
Processo de ensino-aprendizagem A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos.
ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo.
ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações -
Bibliografia básica Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization (Voices That Matter). New Riders
Corr, L., & Stagnitto, J. (2011). Agile Data Warehouse Design. Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press.
Klanten, R., Ehmann, S., & Schulze, F. (2011). Visual storytelling: Inspiring a new visual language. Gestalten.
Kosara, R., & Mackinlay, J. (2013). Storytelling: The next step for visualization. IEEE Computer (Special Issue on Cutting-Edge Research in Visualization), 46 (5), 44-50, 2013.
Lankow, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics: The power of Visual Storytelling. John Wiley & Sons.
Segel, E., & Heer, J. (2010). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEE transactions on visualization and computer graphics, 16(6), 1139-1148.
Bibliografia complementar Ma, K.-L., Liao, I., Frazier, Hauser, J. H., & Kostis, H.-N. (2012). Scientific Storytelling Using Visualization, Computer Graphics And Applications (CG&A), Visualization Viewpoints, 32, (1), 12-19.
Ware, C. (2008). Visual Thinking for Design. Morgan Kaufmann, Elsevier.
Wong, D. (2013). The Wall Street Journal Guide to Information Graphics: The Dos and Don'ts of Presenting Data, Facts, and Figures. W. W. Norton & Company.