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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MCCTI

Trabalho de Projecto em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (1 º Sem 2018/2019)

Código: 00518
Acrónimo: TPCCTI
Nível: 2º Ciclo
Estruturante: Não
Língua(s) de Ensino: Português
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2 30.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 15.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 3.0 h/sem 18.0 h/sem 732.0 h/sem 0.0 h/sem 750.0 h/sem
1 18.0 0.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 9.0 h/sem 0.0 h/sem 0.0 h/sem 2.0 h/sem 11.0 h/sem 439.0 h/sem 0.0 h/sem 450.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo 2009/2010
Pré-requisitos Não aplicável.
Objectivos O objectivo desta UC consiste em preparar os alunos para o desenvolvimento de um projecto aplicado. Os alunos deverão traduzir na prática os conhecimentos teóricos e metodológicos que adquiriram durante o mestrado. A preparação, condução e escrita de um projecto permitir-lhes-á avaliarem criticamente um contexto real e concreto do universo das Ciências da Comunicação e da Cultura assim como das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
O aluno deverá ser capaz de:
- Identificar, em termos de investigação, um problema detectado no universo da comunicação, da cultura e das tecnologias de informação e comunicação ;
- Reunir literatura e utilizar teorias e evidência empírica para formular hipóteses;
- Escolher as metodologias de análise mais apropriadas;
- Analisar resultados da intervenção;
- Redigir um relatório que sistematize os resultados e que seja facilmente interpretado e utilizado pelos agentes associados às áreas em questão.
Programa No início desta unidade curricular, os alunos escolherão um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador com a ajuda do qual deverão:
- Enquadrar cientificamente o problema escolhido
- Reunir literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica
- Formular hipóteses
- Desenhar uma intervenção
- Preparar materiais
- Conduzir o programa
- Analisar e interpretar resultados
- Avaliar a eficácia do programa
- Escrever um relatório
Processo de avaliação O relatório do projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação, por parte do orientador, de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado e discutido publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica/metodológica à intervenção nos domínios da comunicação, da cultura ou das novas tecnologias de informação e comunicação.
Processo de ensino-aprendizagem Serão utilizados dois métodos de ensino:
(i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou, excepcionalmente, em grupos pequenos de alunos cujos projectos incidam sobre tópicos semelhantes;
(ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projecto, as actividades planeadas, as dificuldades encontradas, etc. Serão apresentadas investigações exemplares, recentes ou em curso, nomeadamente sobre temas inscritos na realidade social portuguesa.
Observações
Bibliografia básica «Utilizadores e Distribuidores. Cinema Europeu em Rede», FCT (CIES/ISCTE-IUL, em parceria com OBERCOM), 2010-2012; «Investigar, Publicar e Divulgar Ciência na Sociedade em Rede», Gulbenkian (CIES/ISCTE-IUL em parceria com MRC), 2008-2010; «As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal», FCT (CIES/ISCTE-IUL em parceria com ICS-UL), 2009-2012; MOROCO, J (2007), Análise Estatística com utilização de SPSS, Lisboa: Edições Sílabo; GUERRA, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia.
Bibliografia complementar