Aviso: Se está a ler esta mensagem,
provavelmente, o browser que utiliza não é
compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize
o seu browser para ter uma melhor experiência de
utilização deste "website". Mais
informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably,
your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your
browser to enjoy a better user experience of this website. More
informations on webstandards.org.
Trabalho de Projecto em Finanças
(1
º Sem
2019/2020)
Código:
00734
Acrónimo:
TPFin
Nível:
2º Ciclo
Estruturante:
Não
Língua(s) de Ensino:
Inglês
Língua(s) amigável(is):
Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das
seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
2
30.0
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
4.0 h/sem
4.0 h/sem
746.0 h/sem
0.0 h/sem
750.0 h/sem
1
24.0
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
0.0 h/sem
3.0 h/sem
3.0 h/sem
597.0 h/sem
0.0 h/sem
600.0 h/sem
Em vigor desde o ano letivo
2014/2015
Pré-requisitos
-
Objectivos
-
Programa
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e passível de ser alvo de uma intervenção, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Identificar/escolher um problema do universo das finanças a ser intervencionado - Formular o problema de investigação com base no problema escolhido - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica/empírica - Formular hipóteses - Desenhar uma intervenção - Preparar materiais - Conduzir o programa - Analisar e interpretar resultados - Avaliar a eficácia do programa - Escrever um relatório Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o conteúdo do projecto, como por exemplo literatura relevante para o tópico, indicações acerca do design a utilizar e apresentação do relatório final.
Processo de avaliação
O relatório do projecto será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação será baseada na tradução eficaz/ineficaz de conceitos teóricos e na adequação teórica/metodológica do projecto à intervenção em finanças.
Processo de ensino-aprendizagem
Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico do projecto seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do seu projecto, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no projecto em si mesmo, em investigação aplicada relevante para os tópicos em análise e na escrita do relatório.
Observações
-
Bibliografia básica
Baranano, Ana Maria (2004) Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Edições Sílabo Bem, Daryl., 2002, Writing the Empirical Journal Article, in In Darley, J.M., Zanna, M.P., & Roediger III, H.L. (Eds.), The Complete Academic: A Career Guide. G. Garson, Guide to Writing Empirical Papers, Theses, and Dissertations, 2001, Marcel Dekker Inc ISCTE (2008), Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de Projecto de Mestrado. Sekaran Uma e Bougie Roger (2010) Research Methods for Business, 5ª edição, John Wiley and Sons Turubian, Kate, Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb and Joseph M. Williams, A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, 2007, Chicago University Press, Seventh Edition: Yin, Robert K., Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods), 4th edition, 2008