Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Estratégia e Desenvolvimento Empresarial

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Estratégia e Desenvolvimento Empresarial (M8505)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português , Inglês

Pré-requisitos

Não tem

Objectivos Gerais

Dotar os alunos dos conhecimentos aplicados de análise, formulação e implementação estratégica empresarial por recurso sistemático e instensivo a casos de estudo reais.

Objectivos de Aprendizagem

Depois deste curso os alunos devem estar preparados para:
A) Conhecer os fundamentos gerais da estratégia empresarial;
B) Aplicar os mais apropriados instrumentos de análise estratégica;
C) Desenvolver os elementos completos de formulação, desde a visão às políticas estratégicas;
D) Aplicar e desenvolver num macro Balanced Scorecard objectivos SMART segundo as dimensões i) accionista, ii) mercado; iii) organização interna; iv) aprendizagem e crescimento, que permitam iniciar o controlo da implementação da estratégia.

Programa

1) A natureza da Estratégia;
2) Análise Estratégica: Instrumentos externos, de portfolio, internos;
3) Formulação Estratégica;
4) BSC e Controlo da Implementação Estratégica;
5) Uso/recurso exaustivo à metodologia de casos de estudo: Discussão e Apresentação.

Processo de avaliação

50% Caso final Individual + 50 % (Casos semanais + Caso Final em grupos)

Processo de ensino-aprendizagem

Processos de ensino-aprendizagem:
1) Expositivo, teórico-prático;
2) Aprendendo por aplicação, de forma prática (ou teórico-prática) e com acompanhamento tutorial;
3) Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Bibliografia

Básica

Crespo de Carvalho, José e Cruz Filipe, José - Manual de Estratégia, Edições Sílabo, Lisboa, 2008, 3ª Edição Revista e Actualizada.

Materiais das aulas.

Vários artigos de estratégia.

Complementar

Bowman, Cliff - Strategy in Practice, Prentice Hall, 1998;

Freire, Adriano - Estratégia, Verbo, 2003;

Porter, Michael - Competitive Advantage; The Free Press, 1985;

Wheelen & Hunger, Strategic Management and Business Policy, 9th Edition, Prentice-Hall, 2008.