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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Planeamento e Inovação em Marketing

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Planeamento e Inovação em Marketing (01784)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português , Inglês

Pré-requisitos

Nenhuns

Objectivos Gerais

Os alunos deverão poder relacionar enquadramentos conceptuais do Marketing a situações organizacionais reais, através de uma abordagem sistémica e integrada da gestão do marketing mix na criação de valor de forma apropriada e no contexto certo
Os alunos deverão mostrar competências na compreensão da complexidade do ambiente de negócios em mercados sofisticados e altamente competitivos devendo no processo produzir recomendações estratégicas de marketing relevantes

Objectivos de Aprendizagem

1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing com um enfoque no método de case study.
2.Abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas (de produto, serviços e corporate) como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações.
4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing (outbound e inbound) numa perspectiva integrada com os outros elementos do marketing mix. Compreensão do papel da marca (produto ou organizacional) na criação de valor.
5. Compreensão da dinâmica de efeitos de país de origem e da gestão da reputação organizacional e do seu impacto na formação e agregação de valor em economias contemporâneas.
6. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.

Programa

I- Objectivos da gestão e o conceito de Marketing
1. Abordagem ao marketing como filosofia e como instrumento de agregação de valor à oferta de bens e serviços em mercados fortemente competitivos.

II- Gestão do STP
1. Explicação do processo de segmentação de mercados e critérios de definição de mercados-alvo
2. Estratégias de posicionamento em mercados competitivos e fortemente concorrenciados

III ? Gestão do marketing mix
1- Gestão do produto com enfoque no papel da construção da marca (produto, organizacional e de país). Neste contexto introduz-se a noção de efeitos de país de origem e o seu papel na formação de preferências em mercados externos.
2- Estratégias de Pricing
3- Gestão da comunicação (inbound e outbound)

IV ? O paradigma reputacional da gestão e efeitos de país de origem na formação de estereótipos determinantes das percepções de consumidores em mercados globais.

Processo de avaliação

Trabalho de grupo (50%) (30% apresentação e 20% discussão) e Exame (50%)
Nota final mínima de exame 9.5,assiduidade mínima de 80%
Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 2 épocas de exame (1ª e de recurso), com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso. Se optarem pelo exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Nota mínima para aprovação igual ou superior a 9.5 valores.

Processo de ensino-aprendizagem

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos relevantes
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

Principles and Practice of Marketing by David Jobber and Fiona Ellis-Chadwick, 7th edition, McGraw-Hill (2012)

Complementar

Brand Management: A Theoretical and Practical Approach, Rick Riezebos, Prentice-Hall
Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity, Second Edition, Kevin Keller, Pearson Education Limited
Corporate Reputation and Competitiveness, Davies, G., Vinhas da Silva, R., Chun, R., Roper, S. (2002), Routledge
S. Finkelstein (2003) Why Smart Executives Fail?, Penguin Group, ISBN 1-59184-010-4