Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Seminário de Investigação em Gestão

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Seminário de Investigação em Gestão (01796)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2º Ano, 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português , Inglês

Pré-requisitos

Pré-requisitos

Objectivos Gerais

Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as principais abordagens à investigação em gestão e conceber o projecto da sua tese de mestrado.

Objectivos de Aprendizagem

OA1. Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade
OA5. Seleccionar estratégias de análise de dados adequadas
OA6. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico

Programa

CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação
Fases de investigação
Revisão de literatura
Formulação do problema
Definição de objectivos de investigação
Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de Dados
Técnicas de recolha de dados
Tratamento de informação secundária
Investigação em ambiente organizacional
CP4. Análise de Dados
Escolha das técnicas de análise de dados
A análise de conteúdo
CP5. Comunicação - organização e redacção do relatório

Processo de avaliação

Cada estudante deverá elaborar a primeira versão do projecto da sua tese de mestrado (conta 100% da nota).
Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Processo de ensino-aprendizagem

Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas: 1- apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão, de modo ; 2- estruturação da realização integral de uma investigação: definição do problema, fontes a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses.

Bibliografia

Básica

Bryman, A. and Bell, E. (2007). Business research methods. New York: Oxford University Press.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22, 2, 189-206.
Scandura, T. and Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43, 6, 1248-1264.
Reto, L. e Nunes, F. (1999), Métodos como estratégia de pesquisa: Problemas tipo numa investigação, Revista Portuguesa de Gestão, 1, 21-32.

Complementar

Organizational Research Methods (revista de referência na área da pesquisa organizacional)