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Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Logística e Cadeia de Abastecimento (M8545)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Unidade Curricular em Tpo

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português , Inglês

Pré-requisitos

Nenhum

Objectivos Gerais

O objectivo geral deste curso é disponibilizar aos alunos uma aproximação integrada da gestão da cadeia de abastecimento e da logística, disponibilizando ferramentas para análise e melhoria de processos.

Objectivos de Aprendizagem

No final desta disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
OA1.: Identificar e descrever conceitos e instrumentos usados em Logística e na Gestão da Cadeia de Abastecimento;
OA2.: Examinar e expressar como a Logística e a Cadeia de Abastecimento contribuem para desenvolver e sustentar a proposta de valor do negócio;
OA3.: Identificar os diferentes componentes da estrutura da Cadeia de Abastecimento e desenvolver, comparar e contrastar alternativas diferentes para incremento de valor;
OA4.: Analisar processos e planear e decidir como é que eles devem ser melhores, tanto em manufacturing como nos serviços.

Programa

CP1) Introdução à Logística e à Cadeia de Abastecimento;
CP2) Logística, Cadeia de Abastecimento e Valor para o Cliente;
CP3) Pensamento Lean e Gestão Lean da Cadeia de Abastecimento;
CP4) Desenvolvimeto da Resposta da Cadeia de Abastecimento e Gestão de Rede;
CP5) Gestão Estratégica da Cadeia de Abastecimento;
CP6) Gestão da Complexidade da Cadeia de Abastecimento;
CP7) Logística e Cadeia de Abastecimento nos Serviços.

Processo de avaliação

O sistema de avaliação inclui:
- Participação em aula (10%);
- Trabalho de grupo - relatório, apresentação e discussão (40%)
- Teste escrito (50%.
Para terem sucesso no processo de avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 10,0 valores em cada um dos componentes de avaliação.
Assim, a aprovação envolve um resultado final de, no mínimo, 10 valores.
Este sistema de avaliação requere uma presença a, pelo menos, 80% das aulas do módulo.

Processo de ensino-aprendizagem

- Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos;
- Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula (TA=10 horas);
- Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula (TA=10 horas);
- Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo (TA=50 horas);
- Auto-estudo (TA=47+2 horas).

Observações

Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

Christopher, M. (2011), Logistics & Supply chain Management, 4th edition, Prentice Hall.
Hines, P., Found, P., Griffiths, G. and R. Harrison (2008), Staying Lean - thriving, not just surviving, Cardiff University (available at: http://www.leanenterprise.org.uk/
Johnston, R., Clark, G. and M. Shulver (2012), Service Operations Management - improving service delivery, 4th edition, Pearson.
Carvalho, J.C. (2010), Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Sílabo.

Complementar

Womack, J. and D. Jones (2003), Lean Thinking, Free Press Business.
Slack, K., Brandon-Jones, A., Jonhston, R. and A. Betts (2012), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 3rd Edition, Pearson
Ballou, R.H., 1998, Business Logistics Management; 4ª edição, Prentice Hall.
Bucklin, L. (1965). Postponement, Speculation and the Structure of Distribution Channels. Journal of Marketing Research, 2, pp. 26-31.
Fisher, M. (1997). What is the right supply chain for your product?, Harvard Business Review, 75(2), 105-116.
Hines, P., Holwe, M. and N. Rich (2004), Learning to evolve - a review of contemporary lean thinking, International Journal of Operations & Production Management; 24, 9/10, 994-1011.
Hines, P. and N. Rich (1997), The seven value stream mapping tools, International Journal of Operations & Production Management; 17, 1, 46-64.
Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119.
Lee, H. (1997). The bullwhip effect in supply chains. Sloan Management Review, 38,3, pp. 93-102.
Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61.