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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Ferramentas de Comunicação de Marketing

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Ferramentas de Comunicação de Marketing (M8506)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português , Inglês

Pré-requisitos

NA

Objectivos Gerais

Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de caracterizar as principais ferramentas de comunicação e o seu papel, bem como analisar e avaliar anúncios publicitários com interligação com os aspetos culturas e de personalidade e reputação da marca subjacente.

Objectivos de Aprendizagem

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
O1.Articular a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing
O2. Caracterizar a natureza e as estratégias de comunicação
O3. Caracterizar as principais ferramentas de comunicação e o seu papel
O4. Identificar as características da personalidade do vendedor e articular com os instrumentos da promoção de venda
O5. Analisar e avaliar anúncios publicitários sem esquecer diferenças culturais
O6. Discutir os principais conceitos associados à marca na perspetiva da comunicação: identidade, imagem e reputação da marca
07. Identificar os principais meios e formas de Relações públicas e debater patrocínio e mecenato
O8. Conhecer a evolução do marketing direto e articular com formas online e offline do marketing interativo e da criação de uma experiência.


Programa

CP1-DA ESTRATÉGIA DE MARKETING À DA COMUNICAÇÃO
Estratégia, objetivos, alvos, posicionamento
Processo de decisão
CP2-NATUREZA DA COMUNICAÇÃO
Processo e sistema de comunicação:push, pull, profile
CP3-MIX DA COMUNICAÇÃO
Meios, formas e papel das variáveis do mix da comunicação
CP4- FORÇA DE VENDA E PROMOÇÃO DE VENDA
Estrutura da força de venda e personalidade
Objetivos e instrumentos:promoção de venda
CP5-AVALIAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Criatividade, emoções, personalidade, cultura dos países: avaliação da eficácia
CP6-COMINICAÇÃO DA MARCA
Identidade, imagem, personalidade reputação, credibilidade e equity da marca
Marcas corporativas versus produto
CP7-RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO
Meios e formas de comunicação com a comunicação social
Patrocínio versus Mecenato
CP8-MARKETING DIRETO, COMUNICAÇÃO ONLINE E MARKETING INTERATIVO
Marketing direto: do catálogo ao online
Blogs, redes sociais e outros
Co-criação de experiência e passa-palavra

Processo de avaliação

Trabalhos elaborados e apresentações (60% de ponderação- 25% trabalho temático);
Prova escrita individual-exame (40% de ponderação).
Na avaliação dos trabalhos, apresentações e da prova escrita é atribuída uma classificação de 0 a 20. Em nenhum destes elementos de avaliação a classificação poderá ser inferior a 8.

Processo de ensino-aprendizagem

O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas: análise e discussão de exerc. e artigos científicos. Ativas: realização de trab. de grupo; Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno (Plan. das Aulas)

Observações

Horário de atendimento:
3ªs feiras 12h-13h
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

- Lendrevie, Jacques, Baynast, Arnaud de, Rodrigues, Vicente e Dionísio, Pedro, ?PUBLICITOR ? Comunicação 360º?, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010
-Slides, exercícios e artigos entregues aos alunos.

Complementar

Aaker, D. (1991), Managing Brand Equity, New York: The Free Press.
Aaker, D. (1996), Building strong brands, New York: The Free Press.
Lendrevie, J., Baynast, A., Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2010), Publicitor - Comunicação 360º, Lisboa: Publicações D. Quixote
Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, Measuring, and Managing Customer Based Brand Equality, Journal of Marketing, 57 (January), 1-22.
Mooij, M. de & Hofstede, G. (2010). The Hofstede model Applications to global branding and advertising strategy and research, International Journal of Advertising, 29(1), 85-110.
Prahalad, C. K. & Ramaswamy, V. (2004). co-creation experiences: the next practice in value creation, Journal of Interactive Marketing, 18(3), 5-14
Pieters, R. Wedel, M. & Batra, R. (2010).,"The Stopping Power of Advertising: Measures and Effects of Visual Complexity, Journal of Marketing, 74 (Sep.), 48-60.
Solomon, M., Bamossy, G., Askegaard, S., & Hugg, M. (2006). Consumer behavior: A european perspective. 3rd Edition. Harlow: Prentice Hall International Editions.
Watson, T. (2012). The evolution of public relations measurement and evaluation, Public Relations Review, 38, 390- 398.