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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Cultura Organizacional e Processos de Liderança

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Cultura Organizacional e Processos de Liderança (01657)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

3.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

NA

Objectivos Gerais

Facultar conhecimento e aplicação sobre o funcionamento das organizações enquanto sistema social constituído por múltiplos grupos interdependentes, regidos por valores culturais e ancorados em processos de liderança.

Objectivos de Aprendizagem

1. Descrever a composição e o funcionamento sistémico de uma organização
2. Explicar a estrutura e dinâmica da cultura organizacional associada ao funcionamento paradoxal da organização
3. Descrever as principais teorias sobre liderança e sua adequação ao contexto grupal e organizacional numa perspectiva de paradoxo
4. Analisar contextos organizacionais de aplicação e operacionalização dos conceitos estudados na UC

Programa

1. Organização: o quê, porquê e para quê.
2. Definição, gestão e mudança da cultura organizacional: modelos tipológicos
3. Cultura organizacional e liderança em Portugal: estudo GLOBE
4. Teorias sobre a liderança e modelos paradoxais
5. Liderança e gestão

Processo de avaliação

Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas 10%;2 componentes obrigatórios: trabalho de grupo 40%;teste escrito individual, sobre toda a matéria dada 50%. A aprovação com a média ponderada das 3 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Nos exames de melhoria/época especial existirá apenas um instrumento de avaliação (exame) e será mantido o critério mínimo de 9.5 valores para aproveitamento.

Processo de ensino-aprendizagem

Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)

Observações

NA

Bibliografia

Básica

Cameron, K. S., Quinn, R. E., Degraff, J. & Thakor, A. V. (2006). Competing Values Leadership: creating value in organizations, Cheltenham, Edward Elgar Publishing.
Campbell, D. (2002). Campbell leadership descriptor, Participant workbook, Jossey-Bass/Pfeiffer, São Francisco.
Daft, R. (2008). The leadership experience, 4ª ed, Thomson South-Western, USA.
Ferreira, J. M. C., Neves, J. G. & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa, McGraw-Hill.
Jesuíno, J.C. (2007), Leadership and culture in Portugal, In J. S. Chhokar, F. C. Broadback & J. House, (Eds). Culture and leadership across the world, Psychology Press, Routledge, pp. 583-621.
Jung, D. Don & Sosik, J. J. (2006), Who are the spellbinders? Identifying personal Attributes of charismatic leaders, Journal of Leadership & Organizational Studies, 12, 4, 12-26.

Complementar

Bass, B. M. (Ed.) (1990). Stogdill?s Handbook of Leadership. A survey of theory and research. NY: The Free Press.
Quinn, R. E. (1984). Applying the competing values approach to leadership: toward an integrative framework. In J. G. Hunt, D. M. Hosking, C. A. Schriesheim, & Stewart (Eds), Leaders and managers: international perspectives on managerial behavior and leadership (pp. 10-27), New York, Pergamon.
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