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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Gestão e Desenvolvimento de Equipas

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Gestão e Desenvolvimento de Equipas (01660)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

3.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhum

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular visa:
1. Fazer uma introdução aos principais conceitos em trabalho em equipa.
2. Reconhecer e identificar as vantagens de trabalhar e tomar decisões em equipa
3. Conhecer e utilizar técnicas de desenvolvimento e gestão de equipas.
4. Treinar competências de análise de equipas de
trabalho, trabalho em equipa, técnicas de gestão de equipas.

Objectivos de Aprendizagem

LG1 Compreender a interdependência e a coordenação como algumas das características essenciais das equipas
LG2 Compreender como integrar os contributos individuais de forma coordenada no trabalho em equipa. Utilizar esses conhecimentos para potenciar a eficácia das equipas.
LG3 Compreender e reconhecer os fatores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa.
LG4 Compreender e reconhecer os obstáculos á eficácia das equipas e saber ultrapassá-los.
LG5 Conhecer e aplicar técnicas de apoio à tomada de decisão em grupo

Programa

1. Características do Trabalho em Equipa
Diferença entre grupos e equipas
Equipas: O melhor caminho ou uma armadilha? Vantagens e desvantagens do trabalho em Equipa.
Como trabalhamos e como trabalham as equipas: Do trabalho individual à equipa de alto rendimento,
2. Eficácia do trabalho em equipa: Fatores de eficácia no trabalho em grupo;
Obstáculos à eficácia coletiva.
Tomada de Decisão em Equipa:
3. Team Building
Importância de treinar e desenvolver equipas de trabalho.
Técnicas e exercícios para treino e desenvolvimento de competências de trabalho em equipa: Apresentações e quebra-gelo;
Melhorar a cooperação e partilha de objectivos; Encorajar a criatividade; Cooperação e entreajuda;
Facilitar a tomada de decisão em
equipas/grupos.
4. Avaliação do desempenho da equipa
Avaliação individual e avaliação da equipa A importância das regras e dos métodos de avaliação;
Avaliadores
Erros de avaliação
Feedback

Processo de avaliação

A avaliação será realizada através de dois elementos:


1. Trabalho de grupo (50%) - Conceção e validação de exercícios de desenvolvimento de equipas.
2. Trabalho individual (50%)- Conceção de um plano de desenvolvimento de uma equipa de trabalho.

Processo de ensino-aprendizagem

Aulas teorico praticas, alternando apresentação de conteúdos com a realização de exercícios de aplicação, para desenvolvimento de competências de trabalho em equipa, de análise do trabalho em equipa, de planeamento de trabalho em equipa e de desenvolvimento de equipas de trabalho.

Bibliografia

Básica

Kozlowski, S. W. J., & Bell, B. S. (2003). Work groups and teams in organizations. In W. C. Bornan, D. R. Ilgen & R. J. Klimoski (Eds.). Handbook of psychology: Industrial and organizational psychological (Vol. 12, p. 333 ? 375). London: Wiley.

Passos, A. (2001). Grupos e Equipas de Trabalho. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 335 ? 356). Lisboa: McGraw-Hill.

Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: arperCollins

Complementar

Hackman, J. R. (1990). Groups that work and those that that don?t. San Francisco: Jossey-Bass.

Mathieu, J., Maynard, M., Rapp, T., e Gilson, L. (2008). Team Effectiveness 1997-2007: A Review of Recent
Advancements and a Glimpse Into the Future. Journal of Management, 34, pp. 410 ? 476.

Simões, E. (2001). O processo de tomada de decisão. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 405 ? 427). Lisboa: McGraw-Hill.

Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. (Capítulos 1, 2. 6 e 8).

Whilliams, H. (1996). The essence of managing groups and teams. London. Prentice Hall. (Capítulo 1).