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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Gestão de Conhecimento e Inovação nas Organizações

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Gestão de Conhecimento e Inovação nas Organizações (01659)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

3.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não Existem

Objectivos Gerais

Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender a importância que a gestão do conhecimento e inovação têm para a competitividade das empresas.

Objectivos de Aprendizagem

1.Compreender porque as organizações necessitam de se adaptar à economia baseada no conhecimento;
2.Compreender a importância da gestão do conhecimento na construção de competências e inovação nas organizações;
3.Compreender o lugar e a importância aprendizagem organizacional
4. Compreender a importância da inovação para a Gestão do Conhecimento
5. Compreender as ligações entre a cultura organizacional e a gestão do conhecimento

Programa

1.A sociedade e a economia do conhecimento
2.O conceito e a natureza do conhecimento organizacional
3.Gestão do Conhecimento
4.Aprendizagem organizacional
5.Gestão estratégica do conhecimento e inovação
6.Cultura organizacional e gestão do conhecimento

Processo de avaliação

O sistema de avaliação periódica é composto: Participação nas aulas (20%); Teste final (80%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 9,5 valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será automaticamente excluído da avaliação periódica).
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possui uma épocaa de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de temas e casos
Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações




Observações

Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

Cameron, K; Quinn, R. (2005). Diagnosing and Changing Organizational Culture. London; The Jossey-Bass Business.
Chesbrough, H., 2003, Open Innovation - The New imperative for creating and profiting from technology, Harvard Business School Press
Davenport, T. ;Prusak, L. (2000) Working Knowledge. Cambridge, MA; Harvard Business School Press.
Fernandes, A. (2007). Tipologia da aprendizagem organizacional: Teorias e Práticas. Lisboa: Livros Horizonte.
Hofstede, G. (1991). Culture and Organizations: Software of the Mind. London: McGraw-Hill.
Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press.
Schein, E. H. (2004). Organizational culture and leadership. London: The Jossey-Bass Business.

Complementar

Será facultada no decorrer na disciplina