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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Empreendedorismo Estratégico

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Empreendedorismo Estratégico (01968)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Licenciatura concluída

Objectivos Gerais

Fornecer uma perspetiva empreendedora do lançamento e desenvolvimento de novas formas de criação de valor.

Objectivos de Aprendizagem

1. adquirir os conhecimentos principais em torno do empreendedor e do empreendedorismo, incluindo ao nível da investigação
2. construir um plano de negócios, usando ideias novas e dados reais
3. apresentar ideias de negócios e um plano de negócios de forma profissional
4. diferenciar os fatores que encorajam e que inibem a opção pelo empreendedorismo;
5. perceber o papel da oportunidade, dos recursos e da organização para empreender com sucesso;
6. avaliar e julgar diversas estratégias de expansão do novo empreendimento.

Programa

I. Introdução
1. A natureza do empreendedorismo
2. Personalidade empreendedora
3. Investigação em empreendedorismo
II. O empreendedor na envolvente macroeconómica
4. A função económica do empreendedor
5. Empreendedorismo social e não lucrativo
III.O processo empreendedor e a criação de empresas
6. O processo empreendedor
7. Oportunidade de negócio, recursos e organização
8. Intraempreendedorismo e o papel do empreendedor na mudança da organização consolidada
IV. Escolhendo a direção
9. Visão, missão e estratégia empreendedoras
10. O plano de negócios do empreendedor e o apoio financeiro
11. A seleção de projetos
V. Iniciar e desenvolver a nova empresa
12. A metáfora da janela
13. Crescimento e consolidação
14. Propriedade industrial e intelectual

Processo de avaliação

1 - INDIVIDUAL
1.1 - Apresentação I - 5%
1.2 - Apresentação II - 5%
1.3 - Apresentação III - 10%
1.4 - Exame final (Nota mínima de 8,5) - 30%

2 - GRUPO
2.1 - Relatório escrito Plano de Negócios (Nota mínima de 8,5) - 40%
2.2 - Discussão do Plano de Negócios - 10%

Processo de ensino-aprendizagem

Perceber o papel, as experiências e as decisões do empreendedor é complexo. A sua apresentação, de forma bem estruturada e combinada com exemplos do mundo real, afigura-se fundamental para que o aluno aprenda e beneficie de facto das aulas.

Nota final: os alunos deverão preparar-se para as aulas a que vão assistir.

Observações

Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

PROPRIEDADE INTELECTUAL:
Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são e permanecerão como propriedade intelectual dos autores.
À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial não revelando no exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores.

Bibliografia

Básica

Grupo 1/GROUP 1:
- Wickham, Philip A. (2007), Strategic Entrepreneurship, Financial Times Press, 4th Edition, 648p.
- BENTO, Paulo (Coord.); PEREIRA, Renato; PERNAS, Gonçalo; MARQUES, Paulo Sousa; FIGUEIREDO, Miguel (2012) - Entrepreneurship @ IBS - BSc. ISCTE Business School L5033. Pearson Custom Publishing, e-book. ISBN: 978-1-78236-796-3

Grupo 2/GROUP 2:
- DUARTE, Carlos; ESPERANÇA, José Paulo (2012) - Empreendedorismo e Planeamento Financeiro. Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-670-0

Complementar

LIVROS/BOOKS - Grupo 1/GROUP 1:
- Brooks, Arthur C. (2009), ?SOCIAL ENTREPRENEURSHIP ? A Modern Approach to Social Venture Creation?, Pearson, p. 188.
- Carter, Sara; Jones-Evans, Dylan (2006), ?Enterprise and Small Business?, Prentice Hall, 2nd Edition, p. 572.
-Link, Albert N.; Siegel, Donald S. (2007), ?Innovation, Entrepreneurship, and Technological Change?, Oxford University Press, p. 219.
-Shane, Scott A. (2009), ?Technology Strategy for Managers and Entrepreneurs?, Prentice Hall, p. 432.

LIVROS/BOOKS - Grupo 2/GROUP 2:
-Barringer, Bruce; Ireland, Duane (2008), ?Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures?, 2nd Ed., Prentice Hall, p. 576.
-Drucker, Peter F. (1985), ?Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles?, Harper & Row, p. 277.
-Kawasaki, Guy (2004), ?The art of the start?, Portfolio, p. 226.
-Livingston, Jessica (2008), ?FOUNDERS AT WORK ? Stories of startups early days?, Apress, p. 466.
-Scarborough, Norman M.; Wilson, Doug; Zimmerer, Thomas W. (2009), ?EFFECTIVE SMALL BUSINESS MANAGEMENT ? An Entrepreneurial Approach?, Pearson, 9th Ed., p. 928.
-Timmons, Jeffry A.; Spinelli, Stephen (2007), ?New Venture Creation?, 7th Edition (International Edition), McGraw-Hill, p. 658.
-Zimmerer, Thomas W.; Scarborough, Norman M.; Wilson, Doug (2008), ?Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management?, Prentice Hall, 5th Ed., p. 744.

REVISTAS/MAGAZINES:
- Strategic Entrepreneurship Journal
-Babson Entrepreneurial Review
-Entrepreneurship Theory and Practice
-Frontiers of Entrepreneurship

WEBSITES/WEBSITES:
-http://www.entrepreneur.com/
-www.babson.edu/
-www.creax.com/
-www.economist.com/
-www.entrepreneur.com/
-www.springwise.com/
-http://janelanaweb.com/oldindex.html

PAPERS/PAPERS:
-Anderson, Alistair R.; Miller, Claire J. (2003), ?«Class matters»: human and social capital in the entrepreneurial process?, Journal of Socio-Economics, V. 32, I. 1, March, pp. 17-36.
-Audretsch, David B.; Keilbach, Max (2008), ?Resolving the knowledge paradox: Knowledge-spillover entrepreneurship and economic growth?, Research Policy, V. 37, I. 10, December, pp. 1697-1705.
-Brandstätter, Hermann (1997), ?Becoming an entrepreneur ? A question of personality structure??, Journal of Economic Psychology, V. 18, I. 2-3, April, pp. 157-177.
-Cordes, Christian; Richerson, Peter J.; McElreath, Richard; Strimling, Pontus (2008), ?A naturalistic approach to the theory of the firm: The role of cooperation and cultural evolution?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 68, I. 1, October, pp. 125-139.
-Daly, George G. (1998), ?Entrepreneurship and business culture in Japan and the U.S.?, Japan and the World Economy, V. 10, I. 4, October, pp. 487-494.
-Dew, Nicholas; Read, Stuart; Sarasvathy, Saras D.; Wiltbank, Robert (2008), ?Outlines of a behavioral theory of the entrepreneurial firm?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 66, I. 1, April, PP. 37-59.
-Dimitratos, Pavlos; Lioukas, Spyros; Cárter, Sara (2004), ?The relationship between entrepreneurship and international performance: the importance of domestic environment?, International Business Review, V. 13, I. 1, February, pp. 19-41.
-Ebner, Alexander (2006), ?Institutions, entrepreneurship, and the rationale of government: An outline of the Schumpeterian theory of the state?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 59, I. 4, April, pp. 497-515.
-Minniti, Maria (2005), ?Entrepreneurship and network externalities?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 57, I. 1, May, pp. 1-27.
-Yueh, Linda (2009), ?China?s Entrepreneurs?, World Development, V. 37, I. 4, April, pp. 778-786.
-Zhang, Marina Y.; Dodgson, Mark (2007), ?«A roasted duck can still fly away»: A case study of technology, nationality, culture and the rapid and early internationalization of the firm?, Journal of World Business, V. 42, I. 3, September, pp. 336-349.