Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Desenvolvimento de Novos Produtos

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Desenvolvimento de Novos Produtos (M8497)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de Inglês suficientes.

Objectivos Gerais

O objectivo da unidade curricular é abordar a criação de novos produtos e serviços através de uma perspectiva interdisciplinar, integrada e estruturada que tome em consideração as funções de marketing, concepção, finanças e operações.

Objectivos de Aprendizagem

Os Mestrandos devem ser capazes de...
1. Compreender o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do negócio, quer considerando todas as áreas funcionais da empresa, quer como um processo que começa com a percepção de uma oportunidade de mercado e acaba na venda e entrega do produto que a satisfaz.
2. Descrever, compreender e aplicar um conjunto de métodos e ferramentas utilizados nas actividades de desenvolvimento de produto; planear e avaliar diferentes tarefas de natureza interdisciplinar, em ambiente de trabalho de equipa, orientadas para um objectivo final, por vezes com informação limitada.
3. Descrever, discutir e analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio.

Programa

1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP).
1.1. Inovação, conhecimento, productos e marcas e, DNP.
1.2. DP como um processo.
1.3. Métricas do processo de DP: qualidade, produtividade e "time-to-market".
2. Planeamento de produto
2.1. Necessidades do utilizador
2.2. Especificações de produto
2.3. Geração de conceitos
2.4. Selecção de conceitos
2.5. Especificiades no planeamento de serviços
3. Arquitectura de produto
3.1. Gestão do processo de desenvolvimento do produto
3.2. Concepção industrial
3.3. Concepção para X e a perspectiva de ciclo de vida
4. Prototipagem real e virtual
5. Patentes e propriedade industrial
6. Planos de negócio e modelos financeiros´
6.1. Modelo financeiro
6.2. Análise de sensibilidades
6.3. Compromissos do projecto
6.4. Factores qualitativos
7. Desenvolvimento de serviços.
7.1. Diferentes tipologias de serviços
7.2. Processo de desenvolvimento de novos serviços
7.3. Inovação em serviços e o consumidor

Processo de avaliação

1)Avaliação contínua
1. Participação, assiduidade (80% min) e pontualidade.
2. Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val.
3. Avaliação individual dentro do projecto de grupo (30%): min 8.5 val.
4. Casos individuais (20%): min 8.5 val.

2) Final
Para alunos que não obtiveram aprovação.
Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. ou 4. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno.

Média ponderada terá de ser superior a 10 val.

Processo de ensino-aprendizagem

No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias:

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

Ulrich, K. and Eppinger, S., 2012. Product Design and Development. 5th Edition. McGraw-Hill/Irwin.
Bento, P., 2013. New product development @ IBS. Lisboa: Pearson Custom Publishing. (ISBN 978-1-78016-308-6)

Complementar

Kelley, T., 2001. The Art of Innovation. Crown Business
Trott, P. 2011. Innovation management and new product development, 5th edition. FT Press/ Prentice Hall
Bettencourt, L., 2010. Service Innovation: How to Go from Customer Needs to Breakthrough Services, McGraw-Hill.
Cagan J. and Vogel C., 2001. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. FT Press.
Otto, K. and Wood, K., 2001. Product Design. Prentice Hall.
Pahl, G. Beitz, W., Schulz, H. and Jarecki, U., 2007. Engineering Design: A Systematic Approach. Springer. 3rd edition