Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MG  >  Gestão - 2011  >  Currículo  >  Avaliação e Gestão da Performance de Negócio

Mestrado em Gestão

Plano curricular Gestão - 2011


Avaliação e Gestão da Performance de Negócio (02436)

Contextos

Grupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhum

Objectivos Gerais

Explorar a forma como os gestores podem criar e/ou rever os sistemas de medição de desempenho nas suas organizações. O programa visa facultar aos alunos abordagens práticas, técnicas e ferramentas para projetar, implementar e utilizar sistemas de medição de desempenho, a fim de gerir e melhorar o desempenho dos negócios da empresa.

Objectivos de Aprendizagem

Depois do curso, os alunos devem estar preparados para:
a) Identificar o que deve ser mensurado e gerido.
b) Compreender as razões que levam à implementação de sistemas de mensuração da performance.
c) Compreender o papel dos sistemas de avaliação da performance na monotorização e na melhoria das práticas de gestão.
d) Entender como a mensuração da performance pode suportar a implementação estratégica através da elaboração de um mapa estratégico de performance.

Programa

1) Introdução
-Complementos de gestão estratégica
-A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão
-Principais dificuldades num processo de decisão
-Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão
2) O processo de mensuração e apoio à decisão
-Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão
-Principais paradigmas e convicções
-Etapas do processo de avaliação da performance
-Métodos de estruturação
-Representação do problema de decisão enquanto problema complexo
3) Decisão com múltiplos critérios
-Objetivos e atributos
-Avaliação multicritério e trade-offs
-Construção de funções de valor
-Software para decisões com múltiplos objetivos
4) Implementação do processo de mensuração
-Pré-análise
-Avaliação de resultados
-Formulação de recomendações
5) Aplicações e discussão de casos de estudo
-Estudo de caso na banca de retalho
-Estudo de caso em finanças empresariais
-Estudo de caso no mercado de habitação

Processo de avaliação

- Trabalho de grupo ? 25%.
- Preparação e discussão de casos práticos ? 25%.
- Exame Final ? 40%.
- Participação na aula ? 10%.

Processo de ensino-aprendizagem

1) Expositivo, teórico-prático.
2) Aprendendo por aplicação, de forma prática e com acompanhamento tutorial, empregando a análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula.
3) Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Bibliografia

Básica

Ackerman, F. & Eden, C. (2011), Making Strategy: Mapping Out Strategic Success, Sage, London.
Grant, R. (2008), Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 6th Ed.
Henry, A. (2011), Understanding Strategic Management, London: Oxford.
Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer.

Complementar

Ferreira, F. (2011), Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão, Universidade do Algarve e FCT, 1st Ed.