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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Gestão Estratégica de Recursos Humanos (M5407)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês , Português

Língua(s) amigável(is)

Inglês

Pré-requisitos

Conhecimento das principais práticas de RH ao nível de uma UC introdutória em GRH.

Objectivos Gerais

Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão ser capaz de explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência empírica disponível sobre este tópico e conceber estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes condições e contextos organizacionais e institucionais.

Objectivos de Aprendizagem

OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH
OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis
OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Programa

CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance
CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal
CP3. O modelo AMO
CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional
CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, mindfulness organizacional; aprendizagem organizacional
CP6. GRH no contexto das fusões, aquisições e reestruturações
CP7. O futuro do trabalho: desafios para a GRH

Processo de avaliação

A avaliação periódica implica: um trabalho individual (20%); um exame escrito (50%); um trabalho de grupo (30%)
Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a exame (conta 100% da nota final).

Processo de ensino-aprendizagem

Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. A 1ª parte do programa introduz os conceitos e modelos em uso e publicados. Os estudantes deverão ler os textos antes das aulas. A 2ª parte foca-se na discussão de estudos de caso, com o objetivo de sedimentar e elaborar os conhecimentos adquiridos.
Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo, a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes e combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Observações

Referências bibliográficas adicionais poderão ser sugeridas pelo docente

Bibliografia

Básica

Birkinshaw, J., Zimmerman, A., and Raisch, S. (2016). How do firms adapt to discontinuous change? California Management Review, 58, 4, 36-58.
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Complementar

Bamberger, P. and Meshoulam, I. (2000). Human resource strategy: Formulation, implementation, and impact. London: Sage.
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Journals
Human Resource Management Review
The International Journal of Human Resource Management
Human Resource Management Journal
Human Resource Management