Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRH  >  Gestão de Recursos Humanos - 2011  >  Currículo  >  Métodos Quantitativos Aplicados

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Métodos Quantitativos Aplicados (M8680)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não existem

Objectivos Gerais

Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1)identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 2) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão de Recursos Humanos; 3) aplicar métodos de análise estatística a problemas concretos para a tomada de decisão em GRH.

Objectivos de Aprendizagem

No final desta unidade curricular, aluno deverá:
1)Conhecer e utilizar os principais conceitos de estatística descritiva univariada, bivariada e multivariada.
2)Conhecer e aplicar a estatística inferencial paramétrica e não paramétrica perante amostras probabilísticas.
3)Conhecer e saber aplicar modelos preditivos da estatística multivariada a situações concretas tais como o modelo de regressão linear simples e/ou múltipla e o modelo logit binário.
4)Ser capaz de trabalhar com o SPSS de modo a interpretar os respectivos outputs.
Algumas das sessões decorrerão em salas de computadores.

Programa

1. Objectivos da investigação em GRH
1.1 Desenho do estudo
2. Processos de recolha de informação
2.1. Qualitativos
2.2. Quantitativos
3. Instrumento de recolha de informação
3.1 Construção do questionário
4. Métodos de amostragem
4.1. Aleatórios ou probabilísticos
4.2. Não-aleatórios ou dirigidos
5. Erros amostrais e erros não-amostrais
6. Dimensão da amostra, precisão das estimativas e grau de confiança nos resultados
7. Preparação e análise dos dados
7.1 Análise descritiva exploratória
7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança
7.3 Testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos
7.4 Análise multivariada
7.4.1 Modelo de regressão linear múltipla
7.4.2 Análise em componentes principais
7.4.3 Análise de clusters
8. Validade e fiabilidade dos resultados

Processo de avaliação

A avaliação inclui:
- um teste escrito individual (peso de 50%);
- análise estatística de um caso real com SPSS, com apresentação de relatório; trabalho de grupo (40%); Haverá discussão oral caso o docente considere necessário;
- Participação e assiduidade às aulas (10%.
A avaliação exige a presença em, pelo menos, 80% das aula. A aprovação final pressupõe uma média final mínima de 10 valores, desde que em nenhuma das componentes da avaliação o aluno obtenha uma nota inferior a 8 valores.

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
2. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de aplicações em computador.
3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.


Bibliografia

Básica

1. Hair Jr et al., Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, 2010.
2. Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1980) Introductory Statistical Analysis, 2nd ed., London: Addison-Wesley Publishing Company.
3. Reis, Elizabeth (2013) Quantitative Methods for Human Resources Management, Class handnotes.
4. Rencher, A.C. (1995) Methods of Multivariate Analysis, John Wiley & Sons..
5. Sharma, S. (1996) Applied Multivariate Techniques, John Wiley & Sons.
6. Tabachnick, B. & L.S. Fidell (1989, 2nd ed.) Using Multivariate Statistics, Harper & Row.

Complementar

- Bryman, A. & D. Cramer (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora.
- Laureano, R. e M. C. Botelho (2010) SPSS: o meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Sílabo
- Maroco, J. (2006, 2ª ed.), Análise Estatística com utilização do SPSS, Edições Sílabo.
- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (1997, 2ª ed.) Estatística Aplicada, vol. 1, Edições Silabo.
- Reis, E. (2001, 2ª ed.) Estatística Multivariada Aplicada, Edições Silabo,
- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (1997, 2ª ed.) Estatística Aplicada, vol. 2, Edições Silabo.
- Vicente, P.; Reis, E. & Ferrão, F. (2001, 2ª ed.) Sondagens. Edições Sílabo.