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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRH  >  Gestão de Recursos Humanos - 2011  >  Currículo  >  Stress, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Stress, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (M8576)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 1º Semestre

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não Existem

Objectivos Gerais

(see English version)

Objectivos de Aprendizagem

O estudante que termine esta UC com sucesso será capaz de:

OA1: Identificar os principais factores que afectam a saúde e o bem-estar no trabalho e analisar formas de os gerir;

OA2: Reconhecer os principais modelos e conceitos de saúde e qualidade de vida no trabalho.

OA3: Desenvolver a capacidade de avaliar criticamente as opções de gestão adequadas ao desenvolvimento de locais de trabalho saudaveis.

Programa

CP1. Introdução
1. Conceitos centrais e seus antecedentes históricos
2. Availçao do Riscos Psicossociais e Tipologia de intervenção: intervenções primárias, secundárias e terciárias

CP2. Stress no Trabalho e burnout
1. Conceitos chave e principais modelos
2. Avaliação e intervenções sobre stress no trabalho e burnout

CP3. Assédio, bullying e violência no trabalho
1. Conceitos chave e principais modelos
2. valiação e intervenções sobre bullying e violência no trabalho

CP4. Saúde e qualidade de vida no trabalho
1. Programas do saúde física e bem-estar
2. Psicologia da Saúde Ocupacional Positiva: engagement e felicidade no trabalho, job crafting e significado do trabalho.
3. Temas actuais e novos desafios para o stress, saúde e qualidade de vida no trabalho: Trabalho flexível e impacto dos turnos na saúde, Equilíbrio trabalho-família, Envelhecimento e qualidade de vida no trabalho, etc.

Processo de avaliação

Avaliação contínua
Supõe-se a presença em 80% das aulas e um trabalho contínuo ao longo do semestre:
*Participação (case studies): 20%
*Ensaio: 30%
*Exame: 50%

Requer-se uma classificação mínima de 8 valores en cada uma das probas para fazer média, e um mínimo de 10 valores en a nota final.

Avaliação final
Exame final (100%) em que a aprovação requer a obtenção da classificação mínima de 10 valores.

Processo de ensino-aprendizagem

Haverá sessões de exposição teórica (metodologias expositivas), sessões teórico-práticas com exercícios e discussão de casos e temas (metodologias participativas). A participação activa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável (presença obrigatória em 80% das sessões).
Estão igualmente previstas metodologias activas com a realização de um ensaio em grupo com debate em aula e estudo autónomo no total de 110 horas.

Observações

Sem observaçoes

Bibliografia

Básica

Caetano, A.& Silva, S. A. (2011). Bem-estar e saúde no trabalho. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada, Lisboa: Recursos Humanos Editora.
Cooper, C. L., Quick, J. C., & Schabracq, M. J. (2009, 3rd Ed.). International Handbook of Work and Health Psychology. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.
Houdmont, J. & Leka, S. (2010). Occupational Health Psychology. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.
Quick, J. C, & Tetrick, L. E. (Eds.) (2003). Handbook of occupational health psychology. Washington, DC: American Psychological Association.
Warr, P. B. (2007). Work, Happiness, and Unhappiness. New York: Routledge.

Different readings will be provided through the e-learning platform (e-ibs)

Complementar

Casos e artigos a serem indicados ao longo das aulas e, sempre que possível, disponibilizada na plataforma de e-learning, em https://e-learning.iscte.pt/

Whenever needed, supplementary references will be provided to the students and made available in the e-learning platform at https://e-learning.iscte.pt/