Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRH  >  Gestão de Recursos Humanos - 2011  >  Currículo  >  Seminário de Investigação em Gestão de Recursos Humanos

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Seminário de Investigação em Gestão de Recursos Humanos (01820)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2º Ano, 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não existem

Objectivos Gerais

Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as principais abordagens à investigação em GRH e conceber o projeto da sua tese de mestrado.

Objectivos de Aprendizagem

OA1. Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade
OA5. Seleccionar estratégias de análise de dados adequadas
OA6. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico

Programa

CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação
Fases de investigação
Revisão de literatura
Formulação do problema
Definição de objectivos de investigação
Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de Dados
Técnicas de recolha de dados
Tratamento de informação secundária
Investigação em ambiente organizacional
CP4. Análise de Dados
Escolha das técnicas de análise de dados
A análise de conteúdo
CP5. Comunicação - organização e redacção do relatório

Processo de avaliação

Em cada sessão, cada estudante faz uma apresentação relacionada com as principais etapas do processo de investigação: definição do problema de investigação(sessão 3 - 30%); revisão da literatura (sessão 4 - 40%) e estratégia metodológica (sessão 5 - 30%). O principal objetivo é ter uma primeira versão do projecto (até ao plano da metodologia) da sua dissertação ou projeto de mestrado.

Processo de ensino-aprendizagem

Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de métodos participativos com apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em GRH.

Observações

Sem observações

Bibliografia

Básica

Alvesson, M., & Sandberg, J. (2011). Generating research questions through problematization. Academy of Management Review, 36(2), 247-271. doi:10.5465/amr.2011.59330882
Ashkanasy, N. M. (2011). Advancing theory: More than just "gap filling." J. Organiz. Behav., 32(6), 819-821. doi:10.1002/job.770
Bryman, A. & Bell, E. (2007). Business research methods. New York: Oxford University Press.
Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22 (2), 189-206.
Scandura, T. & Williams, E. (2000). Research methodology in management: Current practices, trends, and implications. Academy of Management Journal, 43 (6), 1248-1264.
Yin, R. (2009). Case study research: Design and methods (4 ed). Los Angeles: Sage.


Complementar

Organizational Research Methods (revista de referência na área da pesquisa organizacional)