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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Estratégia de Negócio e da Marca (01924)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1.º Ano - 2.º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não existem

Objectivos Gerais

Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de desenvolver os elementos-chave de uma estratégia de marca, compreender o seu processo de criação e documentação.

Objectivos de Aprendizagem

OA1 - Compreender e Desenvolver os elementos que constituem a estratégia da marca, coordenados com a estratégia de negócio
OA2 - Compreender o processo de desenvolvimento da estratégia da marca
OA3 - Compreender como documentar a estratégia da marca

Programa

CP1 - Conceitos fundamentais das marcas

CP2 - Introdução:
Recursos humanos e consultores
On-going
Projecto

CP3 - Fase 1 - Compreensão
Fontes primárias
Fontes secundárias
Actividades

Mini-projecto

CP4 - Fase 2 - Estratégia da Marca
Benefícios, valores, atitude
Mapas de trabalho
Mini-projecto
Arquitectura de Marcas
Mini-projecto

Processo de avaliação

O sistema de avaliação periódica é composto por: Participação nas aulas (15%); Trabalho final (35%); Teste final (50%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores.
O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica.
Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de casos.
3. Activas, com realização de projectos de empresa
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

Wally Olins, "Brand New.: The Shape of Brands to Come", Thames & Hudson

Complementar

Wally Olins, "The Brand handbook", Thames & Hudson

Wolff Olins, "The New Guide to Identity : How to Create and Sustain Change Through Managing Identity", The Design Council