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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRH  >  Gestão de Recursos Humanos - 2011  >  Currículo  >  História do Pensamento Económico

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


História do Pensamento Económico (M8656)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1.º Ano - 2.º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de teoria económica.

Conhecimentos básicos de história económica.

Objectivos Gerais

Conhecimento e compreensão dos aspectos essenciais dos debates de ideias que integram o património da ciência económica num registo diacrónico e temático.

Percepção da importância dos contributos dos economistas do passado para a reflexão em torno de alguns problemas centrais das sociedades contemporâneas e dos desafios que colocam à própria Economia.

Objectivos de Aprendizagem

Competências de comunicação escrita:
i) Produzir um documento bem estruturado
ii) Demonstrar no documento que as mensagens principais foram identificadas de forma clara
iii) sintetizar ideias e conclusões

Pensamento crítico:
i) Seleccionar e interpretar informação e referências relevantes a partir de fontes académicas e não académicas
ii) Identificar e discutir problemas éticos

Competências de análise e síntese
i) Identificar e replicar os aspectos fundamentais das teorias e políticas económicas contemporâneas
ii) Compreender e debater controvérsias sobre modelos, técnicas e políticas em economia

Resolução de porblemas práticos em Economia:
i) Compreender que a realidade económica é extrememente complexa e requer simplificações para ser analisada

Programa

As Origens
Estado, poder e riqueza: mercantilismo
Iluminismo e ordem natura: Fisiocracia
Economia Política Clássica (Adam Smith, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, John Stuart Mill)
Perspectivas críticas da Economia Política Clássica e do capitalismo industrial
Socialismos: socialismo utópico e Marx
Marginalismo e Economia Neoclássica
A revolução marginalista
Institutionalismo
Keynes e keynesianismo
Neoliberalismo
Tendências actuais no pensamento económico

Processo de avaliação

A avaliação contínua tem uma componente de grupo e uma componente individual.
Componente de grupo:
- apresentação oral e relatório de um tópico do programa (35%)
- apreciação crítica da apresentação de um outro grupo (15%)
Componente individual:
- teste no final do semestre (50%).
A avaliação final consiste em exame (1ª e 2ª época) (100%).

Processo de ensino-aprendizagem

As aulas são teóricas e práticas.

Bibliografia

Básica

Backhouse, Roger E. (2002). The Penguin History of Economics. London: Penguin Books.
Beaud, Michel e Giles Dostaler (1995). Economic Thouoght since Keynes. London and New York: Routledge.
Milonakis, Dimitris and Ben Fine (2009). From Political Economy to Economics: method, the social and the historical in the evolution of economic theory. London: Routledge.
Pressman, Steven (2006). Fifty Major Economics. London: Routledge.
Roncaglia, Alessandro (2005). The Wealth of Ideas: A History of Economic Thought. Cambridge: Cambridge University Press.
Samuels, Warren J., Jeff E. Biddle e John B. Davis (ed.) (2003). A companion to the history of economic thought. London: Blackwell.
Sandmo, Agnar (2011). Economics Evolving: a history of economic thought. Princeton and Oxford, Princeton University Press.

Complementar

Focused bibliography covering all the syllabus' topics consiting of primary and secondary sources.