Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRH  >  Gestão de Recursos Humanos - 2011  >  Currículo  >  Gestão da Qualidade (2º Ciclo)

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Gestão da Qualidade (2º Ciclo) (M0653)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1.º Ano - 2.º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês , Português

Língua(s) amigável(is)

Inglês , Português

Pré-requisitos

NA

Objectivos Gerais

Introduzir os participantes às noções fundamentais do pensamento da qualidade e tem como objetivo principal a discussão e interpretação das bases teóricas dos fundadores da teoria de gestão da qualidade.

Objectivos de Aprendizagem

OA1. Identificar e discutir o papel estratégico da qualidade na competitividade das empresas;
OA2. Entender e discutir as principais correntes do movimento da qualidade;
OA3. Conhecer e aplicar as ferramentas da qualidade em ambiente organizacional.

Programa

CP1. Noções gerais da Qualidade e da Gestão Total da Qualidade

CP2. Os principais autores do movimento da Qualidade

CP3. Ferramentas da Qualidade

CP4. Qualidade nos Serviços

CP5. Sistemas de Gestão da Qualidade

Processo de avaliação

A avaliação contínua inclui a realização de:
a) Teste com ponderação de 70%.
(OA 1, 2, 3).
b) Trabalho de grupo com ponderação de 30%.
(OA 1, 2, 3).
A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas.

Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 8,5 valores no teste individual e 10 valores no trabalho serão remetidos para exame final.

Processo de ensino-aprendizagem

As aulas têm um carácter teórico-prático.


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):

ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2. Participativas, com análise de artigos científicos.
ME3. Ativas, com realização de trabalho de grupo
ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Bibliografia

Básica

António, N, A. Teixeira e A. Rosa (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Ed. Sílabo
Pires, A. (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo
Foster, S. (2013) Managing Quality: Integrating the Supply Chain 5th Edition, Pearson

Complementar

Deming, E. (1986) Out of crisis, Cambridge University Press
Zeithamal, V., A. Parasuraman & L. Berry (1990) Delivering Quality Service, Free Press
Imai, M. (2012) Gemba Kaizen, McGraw-Hill