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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Negócios Internacionais (M8162)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1.º Ano - 2.º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

3.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nenhum

Objectivos Gerais

Nesta Unidade Curricular os alunos devem ser capazes de identificar as principais oportunidades e riscos da expansão em mercados externos, tanto na perspectiva da tomada de decisão como na busca de temas de estudo que permitam o avanço do conhecimento neste âmbito.

Objectivos de Aprendizagem

O curso aborda o tema dos Negócios Internacionais fornecendo uma visão enquadradora do tema, com foco nas especificidades resultantes do ambiente internacional e nos modos de entrada.
No final do curso, os alunos devem saber formular um plano estratégico para a entrada em mercados externos, incluindo a escolha do produto/mercado e do modo de entrada. Também devem identificar os principais custos e riscos de entrada em mercados externos. Os objectivos de aprendizagem (LG) são apresentados a seguir:
LG 1 - compreender as condições ambientais relevantes para os NI);
LG 2 - identificar as principais alternativas estratégicas para a entrada em mercados externos;
LG3 ? compreender os mecanismos de coordenação e controlo;
LG4 - avaliar os riscos politicos e de mercado;
LG5 - identificar o potencial de internacionalização de novos negócios.

Programa

1. Introdução ? Ambiente e especificidade dos negócios internacionais. Guillen e Garcia-Canal (2009).
2. Custos de transacção e negócios internacionais. Tipos de EMNs. Buckley e Casson (1998); Hennart (1991).
3. Estratégias de Internacionalização: configuração versus coordenação; Controlo e coordenação nos negócios internacionais, Porter (1986). Caso Accor.
4. Modos de entrada - desenho de estratégias de entrada: exportação e relações contratuais. Root (1998, c. 1). Caso: FCB e Publicis.
5. Cooperação e alianças estratégicas. Root (1998, c.5). Caso: Nike in China; Caso Dorcas.
6. Investimento direto estrangeiro e avaliação do país de destino: Dimensão do mercado e risco político. Multinacionais emergentes ? tendências e especificidade. De la Torre et al (2011) . Caso: PT in Brazil.

Processo de avaliação

- Teste de 2,5 hours 60%
- Casos 30%
- Participação nas aulas 10%

Processo de ensino-aprendizagem

Esta Unidade Curricular baseia-se na análise geral das principais teorias explicativas dos negócios internacionais, articulada com ilustrações e exemplos. Um conjunto de casos apresentados e discutidos na aula permite o envolvimento ativo dos alunos em situações reais que apresentam desafios aos negócios internacionais.

Observações

Nenhum

Bibliografia

Básica

ROOT, Franklin S. (1998) Entry Strategies for International Markets, Jossey Bass Wiley, San Francisco.
Bartlett, C. and S. Ghoshal (2000) "Transnational Management", Addison Wesley
BUCKLEY, P. and M. CASSON (1998) ?Analyzing Foreign Market Entry Strategies: Extending the Internalization Approach?, Journal of International Business Studies, Vol. 29, No. 3, pp. 539-61.
GUILLÉN M. and E. GARCÍA-CANAL (2009) ?The American Model of the Multinational Firm and the ?New? Multinationals From Emerging Economies?, Academy of Management Perspectives, pp. 23-35.
HENNART J.F. (1991) "Control in MNEs: The Role and Price of Hierarchy", Management International Review, pp. 71-96.
De la TORRE, J., J. ESPERANÇA and J. MARTINEZ (2011) Organizational Responses to Regional Integration Among MNEs in Latin America, Management International Review: Volume 51, Issue 2 (2011), Page 241.
PORTER, M. (1986) ?Changing Patterns of International Competition?, California Business Review, Vol. 28, pp. 9-40.

Complementar

Daniels, Radebaugh and Sullivan (14th Edition) International Business: Environment and Operations, Addison Wesley.

Czinkota, M., I. Ronkainen and M. moffett (7th Edition) International Business, Dryden.