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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MGRH  >  Gestão de Recursos Humanos - 2011  >  Currículo  >  Marketing Global

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano curricular Gestão de Recursos Humanos - 2011


Marketing Global (M8536)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos - 2011 > 2º Ciclo > Optativas > 1.º Ano - 2.º Semestre

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

3.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nenhum

Objectivos Gerais

O curso leva em consideraçao uma abordagem holística sobre a internacionalizaçao e performance de empresas e tem por objectivo ajudar os estudantes a:

1. relacionar a investigaçao em marketing global ao processo procesório.
2. Distinguir entre diferentes abordagens de investigaçao, fontes de dados, e tipos de dados.
3. Desenvolver a compreensao e processo analítico de selecçao de mercados internacionais, desenvolvimento de segmentos de mercado, e estratégias de diversificaçao.
4. Desenvolver um programa de Marketing Internacional(produto, preço, distribuiçao e promoçao), como parte da Estratégia de Negócio Internacional.

Objectivos de Aprendizagem

Ao final do curso, os alunos deverao estar aptos a:

OA1.Criar e desenvolver estruturas analíticas para estabelecer programas de marketing globais ou internacionais.

OA2.Analisar, seleccionar e avaliar a estrutura específica, que contemple algumas ou as quatro decisoes gerenciais realcionadas ao processo de internacionalizaçao, que sao:(1) a decisao de se internacionalizar; (2) A selecçao de mercados internacionais; (3) a escolha do modo de entrada em mercados internacionais e (4) o programa de marketing internacionais.

OA3.Compreender como a organizaçao pode alcançar competitividade internacional através do desenvolvimento e implementaçao de programas de marketing global ou internacional.

Programa

1. Investigaçao de mercados internacional
2. Selecçao de mercados internacionais
3. Programa de marketing internacional
4. Decisao de produtos
5. Decisao de preço
6. Decisao de distribuiçao internacional
7. Estratégia promocional

Processo de avaliação

Exame no final da disciplina 50%
Análise de casos e apresentaçao dos mesmos com soluçoes 25%
Relatório individual sobre o caso de uma empresa 25%
TOTAL: 100%

Para ser considerado aprovado o aluno tem que obter pelo menos 8 (oito) valores no exame.

Processo de ensino-aprendizagem

Para a aquisição das competências previstas para esta UC serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência pelo professor
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em aula
3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo em aula
4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Observações

Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia

Básica

Ghauri, P. & Cateora, P. (2010). International Marketing, Second Edition, McGraw-Hill.

Complementar

1. Hollensen, Svend ?Global Marketing- A Decision-Oriented Approach?, 4th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England, 2007.
2. Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan ?Global Marketing Management? 4th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ, 2008.
3. Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper ?International Marketing and Export Management?, 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005.

Journal articles:

4. Sousa, C.M.P.; Lengler, J. F. B. (2011). Examining the Determinants of Interfunctional Coordination and Export Performance: An Investigation of Brazilian Exporters. Advances in International Marketing, v. 21, 189-206.
5. Sousa, C.M.P. ; Lengler, J. F. B. (2009). Psychic Distance, International Marketing Strategy and Export Performance: Establishing an Empirical Link. Journal of Marketing Management, v. 25, (5/6), 591-610.