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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MMF  >  Matemática Financeira  >  Currículo  >  Opções Exóticas

Mestrado em Matemática Financeira (ISCTE/FCUL)

Plano curricular Matemática Financeira


Opções Exóticas (M2414)

Contextos

Grupo: Matemática Financeira > 2.º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

7.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Cálculo Estocástico

Objectivos Gerais

A cadeira dedica-se à avaliação de opções exóticas e de produtos estruturados com base nos pressupostos inerentes ao modelo de Merton (1973). Especial enfâse será dada à análise de path-dependent options.

Objectivos de Aprendizagem

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender e avaliar produtos estruturados.
2. Implementar estratégias de hedging para opções exóticas.
3. Decompor produtos estruturados em activos financeiros mais simples.

Programa

1. Conceitos base
2. Produtos estruturados
3. Modelo de Merton: recapitulação
4. Compound options
4.1. Normal bivariada
4.2. Pricing de opções europeias
5. Chooser options: simples e complexas
6. Barrier options
6.1. Reflection principle
6.2. Deterministic time change
6.3. Knock-ins e knock-outs
6.4. Rebates
7. Lookback options
8. Asian options
9. Forward-start options
10. Correlation dependent options

Processo de avaliação

Avaliação regular:
- Um teste individual (90%)
- Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (10%)

Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final.

Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Processo de ensino-aprendizagem

O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME):
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Activas, com realização de trabalhos individuais
4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

Nenhuma

Bibliografia

Básica

- Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre;
- Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre.

Complementar

Briys, E., M. Bellalah, H. M. Mai and F. De Varenne, Options, Futures, and Exotic Derivatives, Wiley, 1998.
Hull, John C., Options, Futures, and Other Derivative Securities, Prentice Hall, EIGHT edition, 2011.
Zhang, P., Exotic Options: A Guide to Second Generation Options, World Scientific, 1998, 2nd edition.