Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  MEEC  >  Economia da Empresa e da Concorrência - 2016  >  Currículo  >  Política e Mercados Macroeconómicos

Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência

Plano curricular Economia da Empresa e da Concorrência - 2016


Política e Mercados Macroeconómicos (03073)

Contextos

Grupo: Economia da Empresa e da Concorrência - 2016 > 2.º Ciclo > Optativas

Período: 1º Ano, 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Objectivos Gerais

A unidade curricular visa fornecer aos alunos os conhecimentos e competências fundamentais para a análise dos problemas macroeconómicos a nível nacional e internacional bem como para a avaliação do impacto de medidas de política económica.

Objectivos de Aprendizagem

OA1 - Conhecer os principais indicadores macroeconómicos
OA2 - Conhecer os modelos de referência para a análise macroeconómica de curto prazo
OA3 - Ter capacidade de debater o papel da política económica à luz do pensamento macroeconómico atual
OA4 - Conhecer os instrumentos de política económica
OA5 - Saber refletir criticamente sobre o desempenho económico no longo prazo

Programa

CP1. Elementos Gerais de Enquadramento
CP2. Dinâmica Macroeconómica
CP3. Política Económica
CP4. Relações Económicas Internacionais
CP5. Mercado de Trabalho
CP6. Uma Perspetiva de Longo Prazo

Processo de avaliação

A avaliação decorre de uma das seguintes formas.

Regime A: Avaliação Contínua
- Frequência (70%)
- Trabalho de Grupo (30%)

Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)

Processo de ensino-aprendizagem

O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos.

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos
3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo
4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Observações

Sem comentários adicionais.

Bibliografia

Básica

Kennedy, P. (2010), Understanding Economics in the News, 3ª edição, MIT Press.
Sorensen P. e Whitta-Jacobsen, H. (2012), Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2ª edição. McGraw-Hill, New York.
Burda, M. e Wyplosz, C. (2011), Macroeconomics: A European Text, 5ª edição. Oxford: Oxford University Press
Documentos de Trabalho e Relatórios de Instituições Nacionais e Internacionais (FMI, Banco de Portugal, OCDE, etc.)

Complementar

-