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Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Design de Informação (03236)

Unidade de Competência
Design de InformaçãoDepartamento de Métodos de Pesquisa Social
Unidades de execução
Design de Informação (2017/2018 - 1º Semestre)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1: Compreender a omnipresença e importância da informação e do design na era contemporânea e reconhecer a relevância do design de informação neste contexto.
OG2: Identificar a centralidade da visão no processo cognitivo e reconhecer a pertinência de projetar a comunicação de informação através do uso da linguagem visual.
OG3: Compreender a importância da relação entre literacia estatística, literacia visual e linguagem visual.
OG4: Reconhecer as principais estruturas e modelos de representação visual de informação e as suas funções específicas.

Objectivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais:
OA1.1: Caracterizar a metodologia específica do design de informação e delimitar o seu campo de atuação.
OA1.2: Compreender e definir os conceitos de informação e design e reconhecer a evolução histórica do design de informação.
OA2.1: Entender a fisiologia e psicologia do sistema de perceção visual humano.
OA2.2: Identificar e articular o vocabulário elementar da linguagem visual e reconhecer a sua especificidade e potencial de comunicação.
OA3.1: Incrementar os níveis de literacia visual e literacia estatística.
OA3.2: Compreender a importância da relação entre literacia visual e estatística.
OA4.1: Analisar criticamente estruturas e modelos de representação visual de informação estatística.
OA4.2: Caracterizar e distinguir as funções destas estruturas e modelos, sublinhando a importância das dimensões espaço e tempo.

Programa

Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
CP1.1: Hierarquia: Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria.
CP1.2: Design como interface: Utilizador, Utensílio e Utilização.
CP1.3: Design de informação: design para a compreensão e para o conhecimento.
CP2.1: Perceção visual como processo mental.
CP2.2: Semiótica e processo de significação.
CP2.3: Elementos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor)
CP3.1: Literacia estatística: distinguir informação qualitativa e quantitativa
CP3.2: Literacia visual: ler, compreender e comunicar através de imagens.
CP4.1: Binómios de variáveis estatísticas?estruturas/modelos de representação visual.
CP4.2: Estruturas de representação: espaciais e temporais.
CP4.3: Estruturas de representação: espaço-temporais.

Processo de avaliação

Avaliação contínua:
1.     Teste escrito que incide sobre o conhecimento dos conteúdos programáticos, nomeadamente sobre a capacidade de compreender os fundamentos teórico-práticos do design de informação (60%).
2.     Trabalho teórico-prático de análise crítica de um caso de representação visual de informação estatística (40%).
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimental, em laboratório, para exploração e desenvolvimento de exercícios com recurso a meios digitais.
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Alexandrino da Silva, A. (2006). Gráficos e mapas ? representação de informação estatística. Lisboa: Lidel edições técnicas.
Bonsiepe, G. (1999). Interface ? An Approach to Design. Maastricht: Jan van Eyck Akademie.
Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. New Riders.
Floridi, L. (2010). Information ? A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Lidwell, W., Holden, K. e Butler, J. (2003). Universal Principles of Design. Gloucester, MA: Rockport.
Meirelles, I. (2013). Design for Information. Beverly, MA: Rockport.
O? Grady, Ken V. & O?Grady, J. (2008). The Information Design Handbook. East Sussex: Rotovision.
Rendgen, S. (2014). Information graphics. Köln: Taschen.
Tufte, E. (1990). Envisioning Information. Cheshire: Graphics Press.

Complementar

Beniger, J. e Robyn, D. L. (1978). Quantitative graphics in statistics: A brief history. The American Statistician, 32 (1), 1-11.
Cleveland, W. S. (1987b). Research in statistical graphics. Journal of the American Statistical Association, 82, 419-423.
Frascara, J. (2004). Communication design: principles, methods, and practice. New York: Allworth.
Friendly, M. (2008). Milestones in the history of thematic cartography, statistical graphics, and data visualization. Retirado de http://www.math.yorku.ca/SCS/Gallery/milestone/milestone.pdf. Acedido em 16 dezembro de 2015.
Gleick, J. (2012). Informação ? Uma história, uma teoria, um dilúvio. Lisboa: Temas & Debates.
Harris, R. L. (1999). Information Graphics: A Comprehensive Illustrated Reference. Oxford University Press.
Jacobson, R. (ed.) (2000). Information Design. Cambridge, MA: MIT Press.
Lima, M. (2014). The book of trees: visualizing branches of knowledge. New York: Princeton Architectural Press.
Lima, M. (2011). Visual Complexity - Mapping Patterns of Information, New York: Princeton Architectural Press.
Tufte, E. (1983). The Visual Display of Quantitative Information. Cheshire, CT: Graphics Press.
Tufte, E. (1997). Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative. Cheshire: Graphics Press.
Tufte, E. (2006). Beautiful Evidence. Cheshire: Graphics Press.
Vilar, E. T. (coord.) (2014). Design et al. ? Dez Perspectivas Contemporâneas. Alfragide: Dom Quixote.