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Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Design de Informação (03236)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1: Compreender a omnipresença e importância da informação e do design na era contemporânea e reconhecer a relevância do design de informação neste contexto.
OG2: Identificar a centralidade da visão no processo cognitivo e reconhecer a pertinência de projetar a comunicação de informação através do uso da linguagem visual.
OG3: Compreender a importância da relação entre literacia estatística, literacia visual e linguagem visual.
OG4: Reconhecer as principais estruturas e modelos de representação visual de informação e as suas funções específicas.

Objectivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais:
OA1.1: Caracterizar a metodologia específica do design de informação e delimitar o seu campo de atuação.
OA1.2: Compreender e definir os conceitos de informação e design e reconhecer a evolução histórica do design de informação.
OA2.1: Entender a fisiologia e psicologia do sistema de perceção visual humano.
OA2.2: Identificar e articular o vocabulário elementar da linguagem visual e reconhecer a sua especificidade e potencial de comunicação.
OA3.1: Incrementar os níveis de literacia visual e literacia estatística.
OA3.2: Compreender a importância da relação entre literacia visual e estatística.
OA4.1: Analisar criticamente estruturas e modelos de representação visual de informação estatística.
OA4.2: Caracterizar e distinguir as funções destas estruturas e modelos, sublinhando a importância das dimensões espaço e tempo.

Programa

Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
CP1.1: Hierarquia: Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria.
CP1.2: Design como interface: Utilizador, Utensílio e Utilização.
CP1.3: Design de informação: design para a compreensão e para o conhecimento.
CP2.1: Perceção visual como processo mental.
CP2.2: Semiótica e processo de significação.
CP2.3: Elementos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor)
CP3.1: Literacia estatística: distinguir informação qualitativa e quantitativa
CP3.2: Literacia visual: ler, compreender e comunicar através de imagens.
CP4.1: Binómios de variáveis estatísticas?estruturas/modelos de representação visual.
CP4.2: Estruturas de representação: espaciais e temporais.
CP4.3: Estruturas de representação: espaço-temporais.

Processo de avaliação

Avaliação contínua:
1.     Teste escrito que incide sobre o conhecimento dos conteúdos programáticos, nomeadamente sobre a capacidade de compreender os fundamentos teórico-práticos do design de informação (60%).
2.     Trabalho teórico-prático de análise crítica de um caso de representação visual de informação estatística (40%).
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimental, em laboratório, para exploração e desenvolvimento de exercícios com recurso a meios digitais.
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Alexandrino da Silva, A. (2006). Gráficos e mapas ? representação de informação estatística. Lisboa: Lidel edições técnicas.
Bonsiepe, G. (1999). Interface ? An Approach to Design. Maastricht: Jan van Eyck Akademie.
Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. New Riders.
Floridi, L. (2010). Information ? A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Lidwell, W., Holden, K. e Butler, J. (2003). Universal Principles of Design. Gloucester, MA: Rockport.
Meirelles, I. (2013). Design for Information. Beverly, MA: Rockport.
O? Grady, Ken V. & O?Grady, J. (2008). The Information Design Handbook. East Sussex: Rotovision.
Rendgen, S. (2014). Information graphics. Köln: Taschen.
Tufte, E. (1990). Envisioning Information. Cheshire: Graphics Press.

Complementar

Beniger, J. e Robyn, D. L. (1978). Quantitative graphics in statistics: A brief history. The American Statistician, 32 (1), 1-11.
Cleveland, W. S. (1987b). Research in statistical graphics. Journal of the American Statistical Association, 82, 419-423.
Frascara, J. (2004). Communication design: principles, methods, and practice. New York: Allworth.
Friendly, M. (2008). Milestones in the history of thematic cartography, statistical graphics, and data visualization. Retirado de http://www.math.yorku.ca/SCS/Gallery/milestone/milestone.pdf. Acedido em 16 dezembro de 2015.
Gleick, J. (2012). Informação ? Uma história, uma teoria, um dilúvio. Lisboa: Temas & Debates.
Harris, R. L. (1999). Information Graphics: A Comprehensive Illustrated Reference. Oxford University Press.
Jacobson, R. (ed.) (2000). Information Design. Cambridge, MA: MIT Press.
Lima, M. (2014). The book of trees: visualizing branches of knowledge. New York: Princeton Architectural Press.
Lima, M. (2011). Visual Complexity - Mapping Patterns of Information, New York: Princeton Architectural Press.
Tufte, E. (1983). The Visual Display of Quantitative Information. Cheshire, CT: Graphics Press.
Tufte, E. (1997). Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative. Cheshire: Graphics Press.
Tufte, E. (2006). Beautiful Evidence. Cheshire: Graphics Press.
Vilar, E. T. (coord.) (2014). Design et al. ? Dez Perspectivas Contemporâneas. Alfragide: Dom Quixote.