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Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Storytelling (03238)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1. Saber identificar e utilizar de forma adequada as várias formas de contar histórias com dados.
OG2. Compreender a dimensão visual das estruturas narrativas.
OG3. Construir narrativas tendo em conta os objetivos comunicacionais em diferentes contextos.

Objectivos de Aprendizagem

No final da UC o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Definir uma narrativa.
OA2. Identificar as diferentes formas de utilização do Storytelling.
OA3. Distinguir as principais diferenças e pontos de contacto das narrativas em diferentes suportes.
OA4. Aplicar as categorias de contextualização para construção de narrativas com base em dados.
OA5. Conhecer as características fundamentais das estruturas narrativas em termos da dimensão visual (infografias e banda desenhada).
OA6. Definir uma narrativa no contexto de infografias e banda desenhada.
OA7. Identificar e definir data stories no contexto de business intelligence e dos sistemas de apoio à decisão.

Programa

Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
CP1. Definição de narrativa e Storytelling
CP2. Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital
CP3. Contar histórias com dados: categorias de contextualização
CP4. Infografia
CP5. Banda desenhada
CP6. Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão

Processo de avaliação

Avaliação contínua:
Para avaliar a capacidade de comunicar graficamente a informação serão realizados dois momentos de avaliação:
- Apresentação de um trabalho em grupo na área de Jornalismo de Dados (50%).
- Exercício individual (50%).
Nota mínima de 10 valores em cada componente.
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos.
ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo.
ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization (Voices That Matter). New Riders
Corr, L., & Stagnitto, J. (2011). Agile Data Warehouse Design. Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press.
Klanten, R., Ehmann, S., & Schulze, F. (2011). Visual storytelling: Inspiring a new visual language. Gestalten.
Kosara, R., & Mackinlay, J. (2013). Storytelling: The next step for visualization. IEEE Computer (Special Issue on Cutting-Edge Research in Visualization), 46 (5), 44-50, 2013.
Lankow, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics: The power of Visual Storytelling. John Wiley & Sons.
Segel, E., & Heer, J. (2010). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEE transactions on visualization and computer graphics, 16(6), 1139-1148.

Complementar

Ma, K.-L., Liao, I., Frazier, Hauser, J. H., & Kostis, H.-N. (2012). Scientific Storytelling Using Visualization, Computer Graphics And Applications (CG&A), Visualization Viewpoints, 32, (1), 12-19.
Ware, C. (2008). Visual Thinking for Design. Morgan Kaufmann, Elsevier.
Wong, D. (2013). The Wall Street Journal Guide to Information Graphics: The Dos and Don'ts of Presenting Data, Facts, and Figures. W. W. Norton & Company.