Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  VdI  >  Visualização de Informação  >  Currículo  >  Projecto em Visualização de Informação I

Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Projecto em Visualização de Informação I (03240)

Unidade de Competência
Projecto em Visualização de Informação IDepartamento de Métodos de Pesquisa Social
Unidades de execução
Projecto em Visualização de Informação I (2017/2018 - 1º Semestre)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1. Identificar e interpretar problemas decorrentes da recolha de dados ou da observação de informação complexa.
OG2. Aplicar metodologia projetual ao desenvolvimento de dispositivos de Visualização de Informação.
OG3. Conceber, implementar e validar projetos de Visualização de Informação, de caráter estático, que permitam comunicar temas complexos.
OG4. Sintetizar e aplicar conhecimento adquirido no âmbito das demais UC do curso.

Objectivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais:
OA1. Compreender o processo metodológico inerente à Visualização de Informação.
OA2. Desenvolver competências de pesquisa e reflexão conducentes à formulação de questões no âmbito projetual da Visualização de Informação.
OA3. Identificar e circunscrever problemas relevantes aos quais a Visualização de Informação possa dar resposta.
OA4. Recolher e analisar dados para estruturar e representar informação visualmente.
OA5. Conceber e implementar visualizações de informação estáticas capazes de representar categorias e quantidades, relações e processos.
OA6. Enunciar e justificar a metodologia adoptada e identificar as diferentes fases e decisões subjacentes ao processo de Visualização de Informação.

Programa

Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
CP1: Metodologia projetual aplicada à Visualização de Informação.
CP2: Formulação de questões e identificação de problemas no âmbito da Visualização de Informação.
CP3: Métodos de estruturação de dados e princípios de representação visual de informação.
CP4: Conceção, desenvolvimento e implementação de dispositivos de Visualização de Informação de tipo estático (e.g. infografia).

Processo de avaliação

A avaliação contínua incide sobre o desenvolvimento de um projeto no âmbito da Visualização de Informação.Possui 3 componentes de avaliação:
?Avaliação intermédia do projeto com apresentação e discussão em grupo (25%).
?Avaliação final do projeto com apresentação e discussão em grupo (45%)
?Exercício escrito sobre projeto desenvolvido por colegas (peer-assessment) (30%)
Elegibilidade para a avaliação contínua:
Assiduidade às aulas (mínimo 50%)
Presença nas tutorias propostas (mínimo 80%)

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) assenta em aulas teórico-práticas e inclui três componentes:
ME1: Expositiva, para apresentação de conceitos teóricos e casos de estudo.
ME2: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo.
ME3: Tutorial, acompanhamento e discussão do projeto.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Cairo,A.(2013).The Functional Art,An introduction to information graphics and visualization. Berkeley: New Riders.
Lima,M.(2011).Visual Complexity:Mapping Patterns of Information. New York,NY:Princeton Architectural Press.
Manovich,L.(2010).What is visualization? Retirado dehttp://manovich.net/index.php/projects/what-is-visualization.Acedido em 02.07.2015.
Meirelles,I.(2013).Design for Information.Beverly.MA:Rockport.
Tufte,E.(1997).Visual Explanations:Images and Quantities, Evidence and Narrative.Cheshire, CN: Graphics Press.
Vande Moere A.,& Purchase,H.(2011).On the Role of Design in Information Visualization. Retirado de https://pdfs.semanticscholar.org/d9c8/a774a7cfd3f93ca5d1c80e192bba0ade6f77.pdf. Acedido em 28.10.2016.
Yau,N.(2011).Visualize This: The Flowing Data Guide to Design, Visualization,and Statistics.Wiley.
Ware,C.(2008).Visual Thinking for Design.Burlington, MA: Morgan Kaufmann.
Rendgen,S.(2014).Information graphics.Köln:Taschen.

Complementar

AA.VV. (2009). Data Flow: Visualising Information in Graphic Design. Berlin: Gestalten.
AA.VV. (2009). Data Flow v.2: Visualising Information in Graphic Design. Berlin: Gestalten.
Bertin, J. (2011 [1967]). Semiology of Graphics: Diagrams, Networks, Maps. Redlands, CA: Esri Press.
Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. Berkeley: New riders.
Cleveland, W. S. (1994). The Elements of Graphing Data. Summit, NJ: Hobart Press.
Christianson, S. (2014). 100 diagrams that changed the world: from the earliest cave paintings to the innovation of the iPod. London: Batsford Books.
Figueiras, A. (2013). A typology for data visualization on the web. 17th International Conference on Information Visualisation, Londres.
Lima, M. (2014). The book of trees: visualizing branches of knowledge. New York: Princeton Architectural Press.
Lima, M. (2009). Information Visualization Manifesto. Visual Complexity. Retirado de http://www.visualcomplexity.com/vc/blog/?p=644. Acedido em 21.06.2016.
Masud, L., Valsecchi, F., Ciuccarelli, P., Ricci, D., & Caviglia, G. (2010). From data to knowledge-visualizations as transformation processes within the data-information-knowledge continuum. In 2010 14th International Conference Information Visualisation (pp. 445-449). IEEE. Retirado de http://igva2012.wikispaces.asu.edu/file/view/Information_Transfromation.pdf/297700598/Information_Transfromation.pdf. Acedido em 11.11.2016.
Rosenberg, D. (2009). Cartographies of time: a history of the timeline. New York: Princeton Architectural Press.
Segel, E., & Heer, J. (2011). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 16, 6, 1139-1148. doi: 10.1109/TVCG.2010.179
Tufte, E. (1990). Envisioning Information. Cheshire, CN: Graphics Press.