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Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Visualização de Dados II (03242)

Unidade de Competência
Visualização de Dados IIDepartamento de Métodos de Pesquisa Social
Unidades de execução
Visualização de Dados II (2017/2018 - 2º Semestre)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1. Reconhecer e saber caracterizar o jornalismo de dados enquanto disciplina de visualização de dados.
OG2. Utilizar ferramentas web based para visualização de informação.
OG3. Dominar os conceitos fundamentais dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a representação de informação através de mapas temáticos.
OG4. Elaborar visualizações criativas de mapas temáticos, partindo da importação de dados para uma nuvem, com um conjunto de ferramentas web gratuitas e amigáveis.
OG5. Integrar mapas e análises geográficas recorrendo a aplicações web.

Objectivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais:
OA1. Manusear e interpretar diferentes volumes de dados. Responder a questões concretas com infografias e transformar conceitos teóricos ou processos de análise (social ou económica) em histórias gráficas.
OA2. Proceder à análise crítica de infografias e mapas temáticos.
OA3. Construir mapas a partir de dados para potenciar a sua capacidade de comunicação.
OA4. Avaliar as capacidades do mapeamento dinâmico da informação, a sua eficácia e o seu potencial de utilização em diversos contextos.
OA5. Reconhecer os processos de produção e manipulação de dados, considerando particularmente as possibilidades tecnológicas inerentes aos meios digitais.
OA6. Identificar metodologias e desenvolver modelos de representação de informação tendo em conta a natureza dos dados que lhes está subjacente.

Programa

Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
I. Infografia e mapeamento de informação
CP1. Data journalism
CP2. Geo-jornalismo
CP3. Mapas temáticos em SIG
CP4. Do Excel à nuvem de SIG
CP5. SIG Dinâmico
CP6. Mapas deformados (cartogramas/anamorfismos)
II. Da visualização de dados à comunicação do conhecimento
CP7. Ferramentas web based para comunicação/apresentação interativa de dados

Processo de avaliação

Avaliação contínua:
- Trabalho de grupo: infografia uma ?história gráfica? incluindo mapas e gráficos, apresentada numa plataforma web ? 70%
- Trabalho individual: Apresentação de um mapa construído na cloud e de uma infografia construída numa das ferramentas trabalhadas em aula ? 30%
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador.
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Alexandrino da Silva, A. (2006). Gráficos e mapas representação de informação estatística. Lisboa, Lidel edições técnicas. 
Bhat, M., Shah, R., & Ahmad, B. (2011). Cloud Computing: A solution to Geographical Information Systems (GIS). International Journal on Computer Science and Engineering. Vol. 3 No. 2, 594-600. Retirado de http://www.enggjournals.com/ijcse/doc/IJCSE11-03-02-006.pdf.
Fry, B. (2008). Visualizing Data. O?Reilly Press.
Giscloud (2014). Step by Step Guide for GIS Cloud Applications. Retirado de http://www.giscloud.com/docs/GIS_Cloud_User_Manual.pdf. Acedido em 23 Julho de 2014.
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Ware, C. (2004). Information Visualization: Perception for Design, 2nd ed.
Maeda, J. (2006). The Laws of Simplicity. MIT Press.
Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. Lisboa, Lidel.

Complementar

Abrams, J., & Hall, P. (2006). Else/where: Mapping new cartographies of networks and territories. Minneapolis, University of Minnesota Design Institute.
Barabasi, A-L (2003). How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means. New York, Plume.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2007). Mil Planaltos, Capitalismo e Esquizofrenia 2. Assírio & Alvím.
Eco, U. (1989). The Open Work. Harvard University Press.
Evans, I. S. (1977). The selection of class intervals. Transactions, Inst. of British Geography, 2 (1), 98-124.
Bonin, S. (1983). Initiation a la graphique. 2.ª ed. (1.ª ed. 1975). Paris: EPI editeurs.
Dent, B. D. (1990). Cartography: Thematic map design. 2.ª ed. (1985, 1.ª ed.). Dubuque (USA): Wm. C. Brown Publishers.
Dias, M. H. (1991). Leitura e comparação de mapas temáticos em geografia. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos ? Universidade de Lisboa.
Fishwick, P. (2006). Aesthetic Computing. MIT Press.
Maeda, J. (2004). Creative Code. Thames and Hudson.
Maeda, J. (2001). Maeda @ Media. MIT Press.
Mattelait, M., & Mattelait, A. (1995). História das Teorias da Comunicação. Campos das Letras.
Moogridge, B. (2007). Designing Interactions. MIT Press.
Noble, Joshua (2009). Programming Interactivity. O?Reilly Press.
Reas, C., & Mcwilliams C. (2010). Form+Code in Design, Art, and Architecture. Princeton Press, Princeton.
Tufte, E. (1997). Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative. Cheshire.
Tufte, E. (1990). Envisioning Information. Cheshire, CT: Graphics Press.