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ISCTE-IUL  >  Ensino  >  VdI  >  Visualização de Informação  >  Currículo  >  Visualização de Dados II

Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Visualização de Dados II (03242)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para:
OG1. Reconhecer e saber caracterizar o jornalismo de dados enquanto disciplina de visualização de dados.
OG2. Utilizar ferramentas web based para visualização de informação.
OG3. Dominar os conceitos fundamentais dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a representação de informação através de mapas temáticos.
OG4. Elaborar visualizações criativas de mapas temáticos, partindo da importação de dados para uma nuvem, com um conjunto de ferramentas web gratuitas e amigáveis.
OG5. Integrar mapas e análises geográficas recorrendo a aplicações web.

Objectivos de Aprendizagem

Objetivos de aprendizagem (OA) a desenvolver em articulação com os objetivos gerais:
OA1. Manusear e interpretar diferentes volumes de dados. Responder a questões concretas com infografias e transformar conceitos teóricos ou processos de análise (social ou económica) em histórias gráficas.
OA2. Proceder à análise crítica de infografias e mapas temáticos.
OA3. Construir mapas a partir de dados para potenciar a sua capacidade de comunicação.
OA4. Avaliar as capacidades do mapeamento dinâmico da informação, a sua eficácia e o seu potencial de utilização em diversos contextos.
OA5. Reconhecer os processos de produção e manipulação de dados, considerando particularmente as possibilidades tecnológicas inerentes aos meios digitais.
OA6. Identificar metodologias e desenvolver modelos de representação de informação tendo em conta a natureza dos dados que lhes está subjacente.

Programa

Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem.
I. Infografia e mapeamento de informação
CP1. Data journalism
CP2. Geo-jornalismo
CP3. Mapas temáticos em SIG
CP4. Do Excel à nuvem de SIG
CP5. SIG Dinâmico
CP6. Mapas deformados (cartogramas/anamorfismos)
II. Da visualização de dados à comunicação do conhecimento
CP7. Ferramentas web based para comunicação/apresentação interativa de dados

Processo de avaliação

Avaliação contínua:
- Trabalho de grupo: infografia uma ?história gráfica? incluindo mapas e gráficos, apresentada numa plataforma web ? 70%
- Trabalho individual: Apresentação de um mapa construído na cloud e de uma infografia construída numa das ferramentas trabalhadas em aula ? 30%
Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes:
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência.
ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador.
ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Alexandrino da Silva, A. (2006). Gráficos e mapas representação de informação estatística. Lisboa, Lidel edições técnicas. 
Bhat, M., Shah, R., & Ahmad, B. (2011). Cloud Computing: A solution to Geographical Information Systems (GIS). International Journal on Computer Science and Engineering. Vol. 3 No. 2, 594-600. Retirado de http://www.enggjournals.com/ijcse/doc/IJCSE11-03-02-006.pdf.
Fry, B. (2008). Visualizing Data. O?Reilly Press.
Giscloud (2014). Step by Step Guide for GIS Cloud Applications. Retirado de http://www.giscloud.com/docs/GIS_Cloud_User_Manual.pdf. Acedido em 23 Julho de 2014.
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Maeda, J. (2006). The Laws of Simplicity. MIT Press.
Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. Lisboa, Lidel.

Complementar

Abrams, J., & Hall, P. (2006). Else/where: Mapping new cartographies of networks and territories. Minneapolis, University of Minnesota Design Institute.
Barabasi, A-L (2003). How Everything Is Connected to Everything Else and What It Means. New York, Plume.
Deleuze, G., & Guattari, F. (2007). Mil Planaltos, Capitalismo e Esquizofrenia 2. Assírio & Alvím.
Eco, U. (1989). The Open Work. Harvard University Press.
Evans, I. S. (1977). The selection of class intervals. Transactions, Inst. of British Geography, 2 (1), 98-124.
Bonin, S. (1983). Initiation a la graphique. 2.ª ed. (1.ª ed. 1975). Paris: EPI editeurs.
Dent, B. D. (1990). Cartography: Thematic map design. 2.ª ed. (1985, 1.ª ed.). Dubuque (USA): Wm. C. Brown Publishers.
Dias, M. H. (1991). Leitura e comparação de mapas temáticos em geografia. Lisboa: Centro de Estudos Geográficos ? Universidade de Lisboa.
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Maeda, J. (2004). Creative Code. Thames and Hudson.
Maeda, J. (2001). Maeda @ Media. MIT Press.
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Moogridge, B. (2007). Designing Interactions. MIT Press.
Noble, Joshua (2009). Programming Interactivity. O?Reilly Press.
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