Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  VdI  >  Visualização de Informação  >  Currículo  >  Projecto em Visualização de Informação II

Curso de Pós Graduação em Visualização de Informação

Plano curricular Visualização de Informação


Projecto em Visualização de Informação II (03243)

Contextos

Grupo: Visualização de Informação > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Português

Pré-requisitos

Frequência da unidade curricular Projeto em Visualização de Informação I

Objectivos Gerais

Os objetivos gerais centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para, em continuidade com a estratégia desenvolvida no 1º semestre:
OG1. Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação crítica e integrada de um problema concreto no âmbito da visualização de informação dinâmica e interativa.
OG2. Aplicar metodologia projetual ao desenvolvimento de dispositivos de visualização de informação
OG3. Conceber, desenvolver e validar projetos de visualização de informação, de caráter dinâmico e interativo, que permitam explorar e comunicar temas complexos.
OG4. Explorar e sintetizar o conhecimento adquirido nas demais UC do 2º semestre, aplicando-o no projeto de visualização.

Objectivos de Aprendizagem

No final desta UC o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Identificar, formular e definir as fronteiras de um problema pertinente para a visualização de informação.
OA2. Reconhecer as diferentes fases e aplicar a metodologia projetual no desenvolvimento de um projeto de visualização de informação digital e interativo.
OA3. Desenhar e estruturar dispositivos que permitam a exploração dinâmica, interativa e digital de conteúdos que visam a comunicação de temas complexos.
OA4. Analisar, confrontar e implementar tipologias e taxonomias de interação existentes para Visualização de Informação.
OA5. Selecionar e aplicar ferramentas de visualização interativas adequadas à estratégia de visualização.
OA6. Enunciar e justificar as decisões tomadas em cada fase do projeto (na apresentação e tutorias).

Programa

O programa estrutura-se através de diferentes conteúdos programáticos (CP):
CP1: Formulação do problema e objetivos do projeto de visualização de informação.
CP2. Metodologia de desenvolvimento de um projeto de visualização de informação digital e interativo.
CP3. Aplicação de técnicas de representação e estruturação de dados para visualização.
CP4. Enquadramento teórico e conceptual do Design de Interface em Visualização de Informação
CP5. Desenvolvimento gráfico de visualizações digitais e interativas

Processo de avaliação

A avaliação contínua incide sobre o desenvolvimento de um projeto no âmbito da visualização de informação.Possui 3 componentes de avaliação:
?Avaliação intermédia do projeto com apresentação e discussão em grupo (25%)
?Avaliação final do projeto com apresentação e discussão em grupo (45%)
?Exercício escrito sobre projeto desenvolvido por colegas (peer-assessment) (30%)
Elegibilidade para a avaliação contínua:
Assiduidade às aulas (mínimo 50%)
Presença nas tutorias propostas (mínimo 80%)

Processo de ensino-aprendizagem

A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) assenta em aulas teórico-práticas e inclui três componentes:
ME1. Expositiva, para apresentação de conceitos teóricos, taxonomias, boas práticas e casos de estudo.
ME2. Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo.
ME3. Tutorial, acompanhamento e discussão do projeto.

Observações

-

Bibliografia

Básica

Não existem referências bibliográficas.

Complementar

Não existem referências bibliográficas secundárias.