Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  CIIBS  >  Escola de Gestão  >  Currículo  >  Tópicos em Economia Industrial

Curso Institucional em Escola de Gestão

Plano curricular Escola de Gestão


Tópicos em Economia Industrial (02148)

Contextos

Grupo: Escola de Gestão > Optativas

Período: 2º Semestre

Créditos ECTS

6.0

Tipo de ensino

Ensino presencial

Língua(s) de Ensino

Inglês

Pré-requisitos

Microeconomia, noções básicas de Teoria de Jogos

Objectivos Gerais

The main goal of the course is to present the foundations of modern
industrial economics. This unit also aims to stimulate economic reasoning in
students through the discussion of examples of specific markets.

Objectivos de Aprendizagem

- No final do semestre os alunos devem
1. Compreender os conceitos da economia industrial moderna e a sua relação com observações empíricas e questões regulatórias
2. Ser capazes de avaliar políticas públicas e intervenções nos mercados
3. Ser capazes de elaborar uma recensão crítica de um artigo publicado, discutindo a validade das hipóteses e resultados

Programa

1. Estrutura de mercado e concorrência
2. Concorrência Imperfeita Estática
3. Concorrência Imperfeita Dinâmica
4. Diferenciação de Produto
5. Inércia do Consumidor
6. Economias de Rede
7. Inovação

Processo de avaliação

A avaliação contínua será baseada num trabalho (35%), num exame (50%) e participação nas aulas (15%), havendo a nota mínima de 8 valores no exame.
No trabalho os alunos deverão escolher um artigo relacionado com os temas apresentados, a partir de sugestões do docente, e redigir uma análise crítica.

A avaliação também poderá ser dada a 100% pela nota do exame.

Processo de ensino-aprendizagem

1. Aulas teóricas
2. Horas de atendimento para esclarecimento de dúvidas

Bibliografia

Básica

Paul Belleflamme and Martin Peitz: Industrial Organization - Markets and Strategies. Cambridge University Press

Jean Tirole. The Theory of Industrial Organization. The MIT Press, 1988

Complementar

Jeffrey R. Church and Roger Ware. Industrial Organization: A Strategic Approach.New York: McGraw-Hill, 2000.

Varian H.R. (1980) A Model of Sales, The American Economic Review 70(4), pp. 651-659

Burdett K. and Judd L. (1983) Equilibrium Price Dispersion, Econometrica 51(4), 955-969