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Ficha de Unidade Curricular (FUC):  Concepção de Sistemas de Controlo de Gestão

Área

Contabilidade > Contabilidade

Activa nos Planos Curriculares

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Nível

2.º Ciclo

Tipo

Lectivo

Tipo de ensino

Ensino presencial

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h

Aula Teórico-Prática (TP): 30.0 h

Orientação Tutorial (OT): 1.0 h

Trabalho Autónomo: 119.0 h

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos Gerais

Ser capaz de fazer um diagnóstico do modelo de controlo de gestão e fazer a concepção de um novo modelo de controlo de gestão em função das necessidades das organizações.

Objectivos de Aprendizagem

1. Entender os sistemas de controlo de gestão como parte integrante do modelo de gestão das organizações;
2. Desenvolver o sentido crítico sobre os modelos e instrumentos do controlo de gestão e sua adequação às necessidades das organizações e dos stakeholders;
3. Ser capaz de identificar os instrumentos de controlo de gestão e de os integrar num sistema orientado para a melhoria da performance dos gestores e das organizações;
4. Saber desenvolver um diagnóstico das necessidades ao nível do controlo de gestão, tendo por base as componentes rendibilidade e risco;
5. Desenvolver um plano de implementação de um sistema de controlo de gestão;
6. Reflectir sobre o papel do controlador de gestão nas organizações, à luz da evolução histórica da contabilidade e controlo de gestão.

Pré-requisitos

Não existem

Programa

I. Introdução Papel e objectivos do Controlo de Gestão O processo e os intervenientes do Controlo de Gestão
II. Controlo Operacional e Estratégico Indicadores de monitorização da performance financeira Instrumentos de controlo estratégico Instrumentos de controlo operacional
III. Diagnóstico do SCG Diagnóstico das necessidades da empresa Diagnóstico dos instrumentos existentes face às necessidades Formas de uso dos instrumentos de CG (framework de Robert Simons)
IV. Plano de Implementação do SCG Fases do plano de implementação Factores críticos da implementação Acompanhamento da implementação
V. Papel do Controlador de Gestão Missão do controlador de gestão Função do controlo de gestão Perfil do controlador de gestão

Processo de avaliação

1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Processo de ensino-aprendizagem

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Bibliografia

Básica

Jordan, H., Neves, J.C., e Rodrigues, J. A. (2015). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. Áreas Editora.
Simons, R. (2000). Performance measurement & Control Systems for Implementing Strategy. Prentice-Hall.

Complementar

Major, M. e Vieira, R. (Ed.) (2008) Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática, Lisboa: Escolar Editora
Vicente, C., Major, M, e Pinto, J., e Sardinha, J. (2009). Estudo do papel dos Controllers de Gestão em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 8(3) .66-79.