Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sub Menu
ISCTE-IUL  >  Ensino  >  LEI

Descrição

Licenciatura em Engenharia Informática

ISCTE-IUL

Coordenadores 2019/2020

Prof. Doutor(a)  Filipe Alexandre dos Santos

Prof. Doutor(a)  Tomás Brandão

Prof. Doutor(a)  José André Moura

Prof. Doutor(a)  André Santos

Breve introdução

A Licenciatura em Engenharia Informática e o respectivo Mestrado em Engenharia Informática destinam-se a formar profissionais capazes de responder com agilidade aos desafios organizacionais em que a tecnologia possa valorizar as componentes do conhecimento e da inovação, não se limitando a uma intervenção ao nível da eficiência e informatização dos processos.

A Licenciatura oferece uma formação de base em domínios científicos gerais na área da Engenharia Informática. Os licenciados adquirem uma formação sólida que os habilita a fazer face a um ambiente profissional competitivo e dinâmico. É oferecida uma forte formação teórica e experimental que garante as capacidades para lidar com os desafios da Engenharia Informática, e em simultâneo responder aos desafios da gestão empresarial.

Objectivos gerais

O ciclo de estudos oferece uma formação de base em domínios científicos gerais na área da Engenharia Informática. Os licenciados adquirem uma formação sólida que os habilita a fazer face a um ambiente profissional competitivo e dinâmico. É oferecida uma forte formação teórica e prática, que garante as capacidades para lidar com os desafios da Engenharia Informática e, em simultâneo, responder aos desafios da gestão empresarial. A Licenciatura em Engenharia Informática destina-se a formar profissionais capazes de responder com agilidade aos desafios organizacionais em que a tecnologia possa valorizar as componentes do conhecimento e da inovação, não se limitando a uma intervenção ao nível da eficiência e informatização dos processos.

Objectivos de apredizagem

A formação geral da Licenciatura oferece ao aluno as competências técnicas e científicas para desempenhar funções em qualquer área da Engenharia Informática, das quais se destacam: 1. Integrar equipas de desenvolvimento de sistemas informáticos complexos, por exemplo nas áreas da banca, seguros, administração central, multinacionais, etc.; 2. Especificar, conceber e desenvolver sistemas de informação adequados aos objetivos e necessidades das empresas e à sua cultura organizacional; 3. Conceber, desenvolver e manter redes de computadores; 4. Gerir e organizar o conhecimento de uma empresa em diversos formatos e conteúdos. Estes objetivos são atingidos através duma aposta diferenciadora em conteúdos ao nível de redes de computadores, sistemas de informação e inteligência artificial, de objetivos de aprendizagem específicos nas diversas unidades curriculares, e dum processo de ensino-aprendizagem assente na resolução de problemas práticos que permitem o desenvolvimento de um pensamento crítico na abordagem dos problemas relacionados com a informática. É ainda valorizado o trabalho em equipa e cooperação entre alunos, através do recurso frequente a trabalhos de grupo. A metodologia de avaliação das diversas unidades curriculares contribui simultaneamente para a operacionalização dos objetivos do ciclo de estudos e para a medição do seu grau de cumprimento. Nas unidades curriculares avaliam-se os objetivos do domínio do conhecimento através de provas individuais, e os objetivos do domínio das aptidões e competências através de trabalhos práticos e projetos, que aproximam na medida do possível situações reais.

Saídas profissionais

O actual contexto europeu impõe grandes exigências e necessidades a nível tecnológico, onde os Engenheiros Informáticos desempenham um papel crucial. O importante crescimento na área dos serviços (por exemplo, banca, seguros, turismo, empresas prestadoras de serviços de tecnologias de informação) e a necessidade premente da reestruturação da Administração Pública e Indústria tornam evidente a escassez de recursos humanos qualificados nesta área. A formação geral da Licenciatura oferece ao aluno as competências técnicas e científicas para desempenhar funções em qualquer área da Engenharia Informática, por exemplo:

  1. Integrar equipas de desenvolvimento de sistemas informáticos complexos, por exemplo nas áreas da banca, seguros, administração central, multinacionais, etc.;
  2. especificar, conceber e desenvolver sistemas de informação adequados aos objectivos e necessidades das empresas e à sua cultura organizacional;
  3. conceber, desenvolver e manter redes de computadores; e
  4. gerir e organizar o conhecimento de uma empresa em diversos formatos e conteúdos, bem como modelar e desenvolver contéudos multimédia.

Calendário Lectivo do Plano Curricular: Licenciatura em Engenharia Informática - EI - 2009

Período de Aulas Período de Exames Prazo de Lançamento de Notas
1º Semestre 2019-09-16 ... 2019-12-20 2020-01-06 ... 2020-01-31 2020-02-20
2º Semestre 2020-02-10 ... 2020-06-05 2020-06-01 ... 2020-06-30 2020-07-10
Época Especial 2020-07-10 ... 2020-07-18 2020-07-24
    Períodos de Férias
  • Natal (2019-12-21 ... 2020-01-03)
  • Carnaval (2020-02-24 ... 2020-02-28)
  • Páscoa (2020-04-06 ... 2020-04-13)

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.