Elementos caracterizadores
/ General information
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Código / Code
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L6054
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Acrónimo /
Acronym
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L6054
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Nível /
Level
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1.º Ciclo /
1st Cycle
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Estruturante / Structuring
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Não / No
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Língua(s) de Ensino /
Teaching language(s)
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Inglês
/ English
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Língua(s) amigável(is)
/ Friendly languages
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Inglês
/ English
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Ser English-friendly ou qualquer outra língua-friendly, significa que a UC é leccionada numa língua mas que se pode verificar qualquer uma das
seguintes condições:
1. Existem materiais de apoio em língua inglesa/outra língua;
2. Existem exercícios, testes e exames em língua inglesa/outra língua;
3. Existe a possibilidade de se apresentar trabalhos escritos ou orais em língua inglesa/outra língua.
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Be English-friendly or any other language-friendly means that UC is taught in a language but can either of the
following conditions:
1. There are support materials in English / other language;
2. There are exercises, tests and exams in English / other language;
3. There is a possibility to present written or oral work in English / other language.
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Carga horária /
Workload
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Semestre /
Semester
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1 |
Créditos ECTS /
ECTS credits
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6.0 |
Aula Teórica (T) /
Theoretical Class (T)
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0.0
h/sem
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Aula Teórico-Prática (TP) /
Theoretical-Practical Class (TP)
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36.0
h/sem
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Aula Prática e Laboratorial (PL) /
Practical and Laboratory Class (PL)
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0.0
h/sem
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Seminario (S) /
Seminar (S)
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0.0
h/sem
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Trabalho de Campo (TC) /
Fieldwork (FW)
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0.0
h/sem
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Estágio (E) /
Internship (I)
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0.0
h/sem
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Orientação Tutorial (OT) /
Tutorial Guidance (TG)
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1.0
h/sem
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Horas de Contacto /
Contact Hours
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37.0
h/sem
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Trabalho Autónomo /
Autonomous Work
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113.0
h/sem
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Outras (O) /
Others (O)
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0.0
h/sem
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Horas de Trabalho Total /
Total Hours of Work
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150.0
h/sem
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Informação adicional /
Additional information
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Em vigor desde o ano letivo /
In effect since academic year
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2020/2021
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Pré-requisitos /
Prerequisites
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Matemática I e II e Microeconomia I (recomendados).
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Mathematics I and II and Microeconomics I (recommended).
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Objectivos Gerais da Unidade Curricular /
Curricular Unit Objectives
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A UC introduz a teoria dos jogos e o raciocínio estratégico dotando os alunos de ferramentas de apoio à decisão económica e empresarial em situações de interação com outros agentes. O curso foca-se nas principais noções e modelos de jogos não cooperativos, a par com a apresentação constante de aplicações económicas.
A UC é recomendada para alunos que querem: - dotar-se de competências/ferramentas de apoio à tomada de decisões estratégicas para entrar a curto prazo no mercado de trabalho; - prosseguir para mestrado e dominar as noções básicas de raciocínio estratégico que aí serão mais formalizadas.
A UC contribui para cumprir os seguintes objetivos das licenciaturas em: - Economia: SGL41. Capacidade de identificar e aplicar os principais ensinamentos das teorias económicas contemporâneas SGL52. Compreensão das vantagens e limitações dos modelos e técnicas utilizados em Economia - Gestão: SGL51. Compreensão do papel da estratégia e da gestão estratégica das empresas.
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The course introduces game theory and strategic thinking providing the students useful tools to support decision-making in economic and business situation of strategic interaction. We focus on the main concepts and models of noncooperative games, constantly providing economic applications.
The course is recommended to those who want to: - acquire strategic decision-making skills and tools to enter the labour market in the short-run; - prepare to enrol graduate degrees and to master the basic notions of strategic behaviour to prepare for more advanced approaches.
The course contributes to reach the following goals of the BSc in: - Economics: SGL41. Capacity to identify and replicate the main points of contemporary economic theories SGL52. To understand the strong points but also the limitations of the models and techniques used in Economics. - Management: SGL51. To understand the role of strategy and strategic management of companies.
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Objectivos de Aprendizagem (Competências a Desenvolver ao Longo do Semestre) /
Learning Objectives (Competences to develop during the semester)
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No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão -Descrever e implementar os principais conceitos e ideias da teoria dos jogos; -Compreender as técnicas de modelização relevantes; B. Aplicação de conhecimentos -Mobilizar os conhecimentos teóricos de teoria dos jogos para analisar aplicações em situações de informação completa e incompleta; -Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos; C. Competências de aprendizagem e trabalho em equipa -Planear o trabalho de equipa e incorporar os contributos do grupo na produção de uma solução para um conjunto de problemas indicado -Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.
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By the end of the semester the student should have developed and be able to apply the following competences: A. Knowledge and understanding -Describe and implement the main concepts and ideas of game theory; -Understand the relevant modelling techniques; B. Application of Knowledge - Implement theoretical results from game theory to analyse applications in situations of complete and incomplete information; - Choose the appropriate conceptual, mathematical and graphical approaches to provide solutions for specific problems; C. Learning and Team Work -Plan team work and incorporate the group's contributions to produce a solution to a given problem set -Development of individual study methods, namely problem solving and understanding of models and modelling techniques.
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Programa /
Program
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1.Introdução e conceitos básicos da teoria dos jogos 2.Jogos estáticos de informação completa 3.Jogos dinâmicos de informação completa 4.Jogos estáticos de informação incompleta 5.Jogos dinâmicos de informação incompleta
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1.Introduction and basic concepts of game theory 2.Static games with complete information 3.Dynamic games with complete information 4.Static games with incomplete information 5.Dynamic games with incomplete information
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Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da UC /
Demostration of syllabus coherence with curricular unit's objective
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Nesta UC todos os conteúdos programáticos (CP) contribuem para os objetivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA A, B e C CP2 - OA A, B e C
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In this course all program contents (CP) contribute to the learning goals (OA): CP1 - OA A, B and C CP2 - OA A, B and C.
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Processo de avaliação /
Evaluation process
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A avaliação ocorre ao longo do semestre e inclui: - teste intermédio (40%). - prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, a nota da frequência não pode ser inferior a 8,0 v. e o aluno deve assistir pelo menos a 2/3 das aulas. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
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Performance evaluation is an on-going activity as the term progresses and includes: - midterm exam (40%). - written exam in the end of the term (60%). In order pass the course, the mark of each of the final exams cannot be below 8.0 pts. and the student must register an attendance of not less than 2/3. The evaluation is carried out through the final exam (100%).
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Processo de ensino-aprendizagem /
Teaching and learning process
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As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar a estrutura das teorias dos jogos aos alunos. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
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The classes will include lectures and practice. The lectures have the main goal of presenting the structure of game theory to the students. The practice part of the classes is meant for conceptual discussions and problem solving, which will include graphical representation and mathematical modelling. Tutoring hours (OT) allow students to clarify specific problems.
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Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da UC /
Demostration of coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
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As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) A - Conhecimento e compreensão e tem como principal objetivo apresentar a estrutura das teorias dos jogos aos alunos, levando-os à assimilação dos conceitos fundamentais, ao desenvolvimento de raciocínio económico e à compreensão das aplicações dos modelos. A exposição da matéria será intuitiva e não exaustiva, pelo que os alunos deverão tomar os manuais principais como recurso complementar ao estudo, através da leitura dos capítulos referentes à matéria. A componente prática das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) B - Aplicação de conhecimentos e será um espaço para discussão interativa e detalhada entre o docente e os estudantes; destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. O objetivo de aprendizagem C é alcançado relativamente à capacidade de estudo autónoma pela integração das duas componentes ao exigir aos alunos o estudo e resolução de exercícios prévios à aula propriamente dita, e relativamente ao trabalho de equipa através da resolução em grupo de um conjunto de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
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The classes will include lectures and practice. The lectures contribute to OA A - Knowledge and understanding and have the main goal of presenting the structure of game theory and contract, allowing the students to assimilate the basic concepts, the development of economic reasoning and the understanding of model applications. The focus will be on intuition and not depth, so students must use the bibliography as a complement, by reading the recommended chapters. The practice part of the classes contributes to OA B - Application of knowledge and is meant for active and detailed discussions between the teacher and the students; in these classes there will be conceptual discussions, problem solving, which will include graphical representation and mathematical modelling. OA C regarding autonomous learning is achieved, regarding individual study methods through the integration of both class types by requiring that the students study and solve problems before the class itself, and regarding team work by solving a group problem set. Tutoring hours (OT) allow students to clarify specific problems.
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Observações /
Observations
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Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Os testes são online.
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Students are expected to participate actively throughout the semester. This means studying before classes, solving the problem sets, and complying with the course evaluation.
Taking into account Despacho 31/2020, the following changes were made to the evaluation process, which were communicated to the year / course coordinator and students: The exams will on online.
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Bibliografia básica /
Basic bibliography
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Gibbons, R. (1992), A Primer in Game Theory, Pearson Education.
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Bibliografia complementar /
Complementary Bibliography
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-Watson, J. (2013), Strategy: An introduction to game theory, 3rd edition, W.W. Norton & Company. -Dutta, P. (1999), Strategies and Games: Theory and Practice. MIT Press. -Osborne, M. (2004), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press. -Dixit, A.; Skeath, S.; Reiley Jr., D. (2014), Games of Strategy, 4th edition, W.W. Norton & Company Poderá haver leituras adicionais recomendadas para partes específicas da matéria
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